Barbeiro transforma vidas com cortes gratuitos e capacitações em Salvador

Barbeiro conhecido como Duque dos Cortes cria projeto social em Salvador

Por, Ananda Costa e Bruna Castelo Branco.

Nesta terça-feira (15), em meio à comemoração de um ano do programa Alô Juca, da TV Aratu, o barbeiro Isaías de Souza, mais conhecido como Duque dos Cortes, ofereceu cortes de cabelo gratuitos para pessoas que estavam no local em busca de serviços. 

Duque dos cortes. Foto: Bruna Castelo Branco / Aratu On

A ação é parte de um projeto maior que Duque mantém há uma década, com foco em capacitação profissional e atendimento a comunidades carentes. Além disso, o profissional oferta também, uma vez por semana, cortes de cabelo para pessoas em situação de vulnerabilidade social

“São 10 anos que a gente vem capacitando e profissionalizando pessoas, e um trabalho social que a gente faz, onde eu já formei mais de 5.000 pessoas nesse período”, contou Duque durante a ação. Ele começou aos 21 anos, oferecendo cursos voluntários no Centro Social Urbano da Liberdade. Desde então, sua trajetória ganhou visibilidade e reconhecimento por parte da comunidade.

Com uma trajetória de superação, Duque relembra o início difícil. “Comecei na Ceasa. Trabalhava de carrinho de mão, de descarregador, acordava 2 horas da manhã para estar 3 horas na Ceasa descarregando um caminhão. Mas eu sempre tive um prospecto de ser milionário, eu sempre senti que eu ia ser milionário, que aquilo era um processo que eu estaria passando.”

Além da formação profissional, Duque também leva seus alunos para praças, hospitais, centros de recuperação e locais de acolhimento de pessoas em situação de rua. “Além de a gente capacitar as pessoas, a gente também leva os alunos para praças, hospitais, centro de recuperação, centro de atendimento de pessoas em situação de rua, para que a gente venha levar o destino dessas pessoas com o corte de cabelo”, explicou.

A motivação para iniciar o projeto nasceu de uma perda pessoal. “Infelizmente eu perdi meu irmão, ele foi assassinado… é algo que eu tenho dificuldade de falar, que eu me emociono bastante. E este irmão… eu decidi fazer algo, mesmo que seja um trabalho pequeno, mas que alcance outras pessoas, mudando e transformando vidas de jovens”, relatou emocionado.

Foto: Bruna Castelo Branco / Aratu On

LEIA MAIS: Aniversário do ‘Alô Juca’: confira serviços da feira de saúde em Periperi

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.