Siga o Aratu ON no GoogleE veja as notícias do Brasil e da Bahia com destaque nas suas buscas.
Adicionar

Seis PMs são investigados por mortes de jovens em São Marcos, em Salvador

Operação cumpre mandados contra seis policiais militares suspeitos de envolvimento na morte do adolescente Caíque Reis dos Santos, ocorrida em setembro de 2025

Por Da redação.

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) deflagrou, na manhã desta sexta-feira (17), a Operação Vinculum, que tem como alvo seis policiais militares investigados pelas mortes de Mateus Daniel Chagas da Silva e do adolescente Caíque Reis dos Santos. Os crimes ocorreram em 28 de setembro de 2025, no bairro de São Marcos, em Salvador.

Jovens mortos em São Marcos. Foto: Redes sociais

A ação é realizada em conjunto com a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) e a Polícia Militar. Estão sendo cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão em Salvador e Lauro de Freitas, tanto em residências quanto nos locais de trabalho dos investigados.

Os seis policiais são investigados por homicídio qualificado e fraude processual. As ordens judiciais foram expedidas pelo 2º Juízo da 2ª Vara do Tribunal do Júri de Salvador.

Segundo o Ministério Público, a investigação reúne indícios de que as vítimas teriam sido executadas e de que a cena do crime foi alterada para sustentar a versão apresentada pelos policiais de que as mortes ocorreram durante um intenso confronto armado.

Com a operação, o objetivo é reunir novas provas que reforcem as investigações sobre as circunstâncias das mortes e a suposta adulteração da cena do crime.

Relembre o caso envolvendo os seis PMs investigados por mortes de jovens em São Marcos

Em outubro do ano passado, a Polícia Militar afastou os militares envolvidos na ação que resultou na morte de duas pessoas, em 28 de setembro de 2025, no bairro de São Marcos, em Salvador.

De acordo com a corporação, os agentes foram afastados das atividades operacionais, submetidos a oitivas individuais e encaminhados ao Departamento de Promoção Social da PM, onde recebem acompanhamento psicológico especializado.

Além disso, conforme a PM, eles também participam de atividades de apoio emocional e de palestras diárias voltadas à valorização da vida e aos valores humanos, permanecendo sob acompanhamento administrativo até a conclusão das investigações.

Na ocasião, a PM informou que equipes do Batalhão Gêmeos realizavam patrulhamento na Avenida Gal Costa quando receberam a informação sobre a presença de homens armados na localidade conhecida como São Domingos.

Diante da denúncia, as guarnições se deslocaram até o ponto indicado. Durante a incursão, um grupo de homens efetuou disparos contra os policiais, que reagiram. Encerrado o confronto, conforme a PM, dois suspeitos foram encontrados feridos e socorridos imediatamente para uma unidade de saúde, onde não resistiram aos ferimentos.

Moradores da região de São Domingos contestaram a versão apresentada pelos policiais. Em um vídeo que circulou nas redes sociais, eles chamam os agentes de assassinos no momento em que os corpos das vítimas são retirados da localidade.

Nas imagens divulgadas pelos moradores, é possível ver o momento em que populares se revoltam enquanto policiais colocam o corpo de uma das vítimas no compartimento traseiro de uma viatura.

LEIA MAIS: VÍDEO: moradores denunciam agressão policial durante manifestação em São Marcos

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.