Quatro pessoas morrem em confronto com policiais próximo a cemitério em Salvador
Confronto teria ocorrido nas proximidades do bairro de Plataforma, na Avenida Suburbana
Por Victor Hernandes.
Quatro pessoas morreram durante uma troca de tiros na Avenida Suburbana, em Salvador, na tarde desta sexta-feira (14). A ocorrência foi registrada nas proximidades do acesso ao bairro de Plataforma, no sentido Paripe, durante uma ação envolvendo policiais militares e suspeitos.

Quatro pessoas morreram durante um confronto com policiais militares próximo ao Cemitério de Plataforma, no Subúrbio de Salvador, na tarde desta sexta-feira (14). A ocorrência aconteceu na Avenida Suburbana, uma das principais vias da região, e assustou moradores e pessoas que passavam pelo local. Segundo informações preliminares, os suspeitos estavam em um veículo que passou a ser acompanhado por equipes do Batalhão Apolo, após os policiais receberem informações sobre o carro e os ocupantes.
Ainda conforme os relatos iniciais, três homens e uma mulher estavam no veículo. Ao perceberem a aproximação das equipes policiais, os ocupantes teriam efetuado disparos contra os agentes. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), os quatro suspeitos seriam integrantes de uma facção criminosa e teriam envolvimento na morte de Marcelo Santos da Anunciação, assassinado a tiros na terça-feira (11), na Boa Vista do Lobato, em Salvador.
Durante a ação desta sexta, os policiais teriam tentado realizar a prisão dos suspeitos. Segundo a SSP, o grupo reagiu e houve uma troca de tiros. Os quatro ocupantes do veículo foram atingidos e socorridos para uma unidade de saúde, mas não resistiram aos ferimentos.
Ao Aratu On, a Polícia Civil explicou que os mortos ainda não foram identificados.
"De acordo com o registro, uma guarnição da Polícia Militar realizava ronda na região, momento que localizou os suspeitos, que desobedeceram à abordagem e efetuaram disparos de arma de fogo. Houve confronto. Cessados os tiros, eles foram encontrados feridos, sendo socorridos para uma unidade médica, porém não resistiram. Guias para remoção dos corpos e perícia foram emitidas", disse a PC em nota enviada.
Vídeos mostram ação de policiais durante ocorrência
Imagens obtidas pelo Aratu On mostram policiais militares tentando arrombar a porta de um imóvel durante a ocorrência. Na sequência, os agentes aparecem efetuando disparos na entrada do local enquanto realizam buscas.
A ocorrência foi registrada por volta das 15h e mobilizou equipes das forças de segurança na região.
O Aratu On procurou a Polícia Militar e a Polícia Civil para obter mais informações sobre a dinâmica do confronto, possíveis apreensões e outros detalhes da ocorrência, mas não recebeu retorno até a publicação desta matéria. O espaço permanece aberto para esclarecimentos.
Veja vídeos:
Relembre a morte de Marcelo Santos da Anunciação
A ação policial desta sexta-feira acontece três dias após Marcelo Santos da Anunciação ser morto a tiros na Boa Vista do Lobato, em Salvador. O homem foi assassinado nas proximidades do Centro Municipal de Educação Infantil Angelina Rocha de Assis. Segundo informações iniciais, ele estaria indo buscar o filho na unidade de ensino quando foi atacado.
Uma mulher identificada como Rebeca Silva Damasceno, que dirigia o veículo em que Marcelo estava, também foi atingida. Ela foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhada para o Hospital Geral do Estado (HGE). O estado de saúde dela foi considerado estável.
Segundo relatos de uma mãe de aluno, o crime aconteceu no momento em que as crianças retornavam de um passeio. Os estudantes chegaram a passar pelo local minutos depois dos disparos, mas não presenciaram a execução.
Conforme informações preliminares, Marcelo estava em um veículo Duster quando os suspeitos se aproximaram em outro carro e efetuaram os disparos. O veículo acabou colidindo contra a parede do centro municipal de educação infantil.
Quem era Marcelo Santos da Anunciação
Morador do bairro do Lobato, Marcelo era pai de dois filhos que estudavam em unidades de ensino da região. Uma das hipóteses sobre a motivação do assassinato, segundo informações divulgadas pelo programa Alô Juca, é de que Marcelo atuaria como agiota. Ele seria conhecido pelo apelido de “Agiota 23”, relacionado à localidade Corre ou Morre. A informação, no entanto, não foi confirmada oficialmente pelas autoridades.
O filho mais velho de Marcelo, Lucas, de 25 anos, esteve no local do crime e confirmou a morte do pai. Segundo ele, Marcelo era uma pessoa próxima da família e costumava aconselhá-lo a não se envolver em atividades consideradas perigosas.
“Meu pai era maravilhoso, me dava conselho, não queria que eu me envolvesse, sempre me deixou na linha”, disse Lucas.
O jovem contou que falou com o pai pela última vez por volta das 9h daquela terça-feira. Ele afirmou ainda não saber se Marcelo tinha alguma desavença que pudesse estar relacionada ao assassinato.
Marcelo também era irmão de um policial civil. Segundo familiares, os dois estavam brigados e não mantinham contato.
Tiroteios durante perseguições policiais aumentam em Salvador e RMS
A ocorrência acontece em meio a um cenário de violência em Salvador. O Instituto Fogo Cruzado apontou um aumento de 475% nos tiroteios registrados durante perseguições policiais em Salvador e na Região Metropolitana (RMS) no mês de abril. Os dados foram divulgados no mês de maio pela entidade.
Segundo o levantamento, foram contabilizados 23 casos desse tipo em abril de 2026, contra quatro ocorrências registradas no mesmo período do ano passado. Todas as perseguições mapeadas neste ano ocorreram durante ações policiais.
Os confrontos deixaram 12 mortos e oito feridos. Em abril de 2025, quatro pessoas morreram e quatro ficaram feridas em situações semelhantes. Na ocasião, dois casos envolveram ações policiais e dois tiveram participação de grupos armados.
Um dos episódios de maior repercussão ocorreu no dia 2 de abril, no bairro de Portão, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. Durante uma perseguição policial, cinco homens foram baleados. Entre as vítimas estavam três policiais militares, que ficaram feridos, além de dois suspeitos, que morreram após serem atingidos pelos disparos.
Além disso, a Bahia voltou a concentrar destaque negativo no ranking das cidades mais violentas do Brasil. De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2026, divulgado nesta quinta-feira (23) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, cinco municípios baianos aparecem entre os dez mais violentos do país. O estudo também afirma que o estado continua com o maior número absoluto de mortes violentas intencionais no Brasil.

LEIA MAIS: Adolescente é retirada de casa e morta a tiros por falsos policiais na Bahia
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).