Mulher é presa em operação contra clínicas de bronzeamento em Salvador e RMS

Operação contra clínicas de bronzeamento artificial em Salvador e RMS terminou com uma mulher presa em flagrante e outras três pessoas detidas

Por Ananda Costa.

Uma mulher foi presa em flagrante e outras três pessoas foram detidas durante a Operação Skincare, deflagrada pela Polícia Civil da Bahia na manhã desta sexta-feira (8), em Salvador e Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). A ação teve como alvo clínicas de estética e espaços de bronzeamento artificial investigados pelo uso de máquinas proibidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 Clínicas De Bronzeamento Em Salvador E Rms. Foto: Ascom PC

De acordo com a Polícia Civil, a mulher foi autuada pelo crime de comercialização de medicamento adulterado sem autorização. Já os outros três responsáveis pelos estabelecimentos foram conduzidos à Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon), onde foram lavrados Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO).

Durante a operação, seis espaços de bronzeamento artificial foram interditados. Em cinco deles, as equipes encontraram máquinas de radiação ultravioleta (UV) utilizadas ilegalmente, além de produtos sem registro, vencidos, adulterados e sem autorização para comercialização no Brasil.

As investigações apontam que os estabelecimentos ofereciam serviços que poderiam causar danos à saúde, incluindo lesões na pele e risco de câncer, além de possíveis práticas de publicidade enganosa relacionadas aos resultados prometidos aos clientes.

Os seis estabelecimentos, quatro em Salvador e dois em Lauro de Freitas, foram interditados por equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), por funcionarem sem licença adequada.

Riscos do bronzeamento artificial

Foto: Divulgação/Ascom-PCBA

Em entrevista ao programa Linha de Frente, da TV Aratu, a dermatologista baiana Ingrid Campos fez um alerta sobre os perigos do bronzeamento artificial e da exposição prolongada ao sol. Segundo a especialista, as cabines de bronzeamento artificial, que já são proibidas no Brasil, representam um risco significativo à saúde da pele.

“Se você quer um bronzeamento saudável, precisa recorrer aos cosméticos. O ideal é usar um creme autobronzeador. Você aplica no corpo, vai ao evento ou à festa e depois remove”, afirmou Ingrid.

LEIA MAIS: Nova Carteira de Identidade Nacional terá atendimento ampliado em cidades baianas

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.