VEJA: Jornal explica porque surtos como o coronavírus se espalham exponencialmente e a eficácia da quarentena
VEJA: Jornal explica porque surtos como o coronavírus se espalham exponencialmente e a eficácia da quarentena
O jornal Washington Post disponibilizou gráficos animados, no último sábado (14/3), com o objetivo de mostrar a eficácia da adoção de quarentena e explicando como surtos como o coronavírus se tornam pandemia em todo o mundo. O mecanismo usado pelo veículo utiliza curvas exponenciais, mostrando como o número de casos ganham proporção ao longo dos dias, e como o 'distanciamento social' pode tornar a contaminação mais lenta.
LEIA MAIS: Mais um caso confirmado de Coronavírus em Salvador; Bahia agora tem oito pacientes
De forma didática, o jornal explica que uma pessoa saudável - representada em azul -, quando entra em contato com uma pessoa doente - representada em marrom -, torna-se doente também. Em lilás, estão as pessoas recuperadas, que, de acordo com a matéria, não pode adoecer novamente ao entrar em contato com uma pessoa doente.
Nos gráficos é possível ver, ainda, que o número de pessoas doentes aumenta rapidamente à medida que a doença se espalha e depois diminui à medida que as pessoas se recuperam.
CONFIRA TODOS OS GRÁFICOS CLICANDO AQUI
E NÃO ESQUEÇA:
* Lave bem as mãos, com alta frequência, sobretudo após tocar em superfícies nas quais muita gente também tocou, como balcões de atendimento, caixas eletrônicos, assentos e apoios do transporte público, etc.
* Evite levar as mãos à boca, nariz e olhos;
* Evite aglomerações, reduzindo as saídas de casa ao mínimo indispensável;
* Se precisar estar em meio a grupos grandes de pessoas, procure manter uma distância de ao menos 1 metro;
* Evite cumprimentos como apertos de mão, abraços e beijos.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.