Inverno favorece doenças respiratórias; especialista dá dicas de como se proteger
Com a chegada do inverno, aumentam os casos de doenças respiratórias em diversas regiões do Brasil
Por Bruna Castelo Branco.
Com a chegada do inverno, aumentam os casos de doenças respiratórias em diversas regiões do Brasil. A combinação de temperaturas mais baixas, ar seco e maior permanência em ambientes fechados cria condições favoráveis para a circulação de vírus como influenza (gripe), rinovírus, vírus sincicial respiratório (VSR) e coronavírus.
Dados do boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), mostram que, até o início de junho de 2026, o país já havia registrado 40.259 casos confirmados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), provocados por diferentes agentes virais, incluindo influenza, rinovírus, VSR e SARS-CoV-2.

Segundo o infectologista Igor Marinho, da Rede de Hospitais São Camilo, o frio não é o responsável direto pelas infecções, mas contribui para um ambiente mais propício à transmissão dos vírus.
"A exposição ao ar frio e seco irrita as mucosas do sistema respiratório, tornando-as mais vulneráveis à entrada de invasores. Além disso, a tendência de manter portas e janelas fechadas reduz a circulação de ar e facilita a concentração de partículas virais nos ambientes", explica.
Por que as doenças aumentam no inverno?
De acordo com o especialista, alguns fatores ajudam a explicar o aumento das infecções respiratórias nesta época do ano.
O primeiro é a permanência em ambientes fechados, que reduz a renovação do ar e favorece a transmissão de vírus entre as pessoas. Outro fator é o ar seco, que facilita a evaporação das gotículas expelidas durante a fala, tosse ou espirro, permitindo que permaneçam suspensas por mais tempo. Por fim, o ressecamento das vias aéreas compromete a função de proteção natural das mucosas do nariz e da garganta.
"Somado a isso, o ar seco facilita a evaporação de gotículas expelidas pela fala ou pela tosse, fazendo com que permaneçam por períodos mais longos no ambiente. O ressecamento das vias aéreas também prejudica a barreira natural de proteção do organismo", reforça Marinho.

Como se proteger durante o inverno
Para reduzir o risco de infecções respiratórias e evitar complicações, o médico recomenda algumas medidas simples no dia a dia:
- Ventilar os ambientes: manter janelas abertas, mesmo que parcialmente, para garantir a circulação do ar;
- Manter a vacinação em dia: a vacina contra a gripe e os reforços contra a Covid-19 continuam sendo as principais formas de prevenção contra casos graves;
- Beber bastante água: a hidratação ajuda a manter as mucosas protegidas e o sistema imunológico funcionando adequadamente;
- Utilizar soro fisiológico nasal: auxilia na hidratação das vias respiratórias;
- Higienizar as mãos frequentemente: com água e sabão ou álcool em gel;
- Adotar etiqueta respiratória: cobrir nariz e boca com o antebraço ao tossir ou espirrar;
- Manter hábitos saudáveis: dormir bem, ter uma alimentação equilibrada, praticar atividades físicas e evitar o estresse excessivo.

Idosos e crianças
O infectologista destaca que idosos e crianças fazem parte dos grupos mais vulneráveis durante o inverno e exigem cuidados redobrados.
Nos idosos, doenças como diabetes e problemas cardíacos podem comprometer a resposta imunológica e aumentar o risco de complicações. Já nas crianças, condições crônicas, como a asma, elevam a probabilidade de agravamento dos quadros respiratórios.
"Em idosos, comorbidades como diabetes e cardiopatias podem comprometer o sistema imunológico, elevando o risco de infecções. Já em crianças, condições crônicas como a asma aumentam a probabilidade de complicações. Por isso, a prevenção é a forma mais importante de cuidado nesse período", conclui.
Vacinação contra a gripe é ampliada na Bahia
A vacinação contra a gripe foi ampliada para toda a população a partir dos seis meses de idade na Bahia. A medida entrou em vigor nesta segunda-feira (8) e contempla os 417 municípios do estado, conforme orientação da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Desde o dia 31 de maio, a população de Salvador já pode se vacinar na capital baiana.
A decisão foi definida em conjunto com o Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems-BA) e busca aumentar a cobertura vacinal durante o período de maior circulação de vírus respiratórios.
Com a nova estratégia, qualquer pessoa com mais de seis meses de idade pode procurar uma unidade de saúde para receber a vacina, respeitando a disponibilidade de doses em cada município.
Até então, a campanha era destinada exclusivamente aos grupos prioritários e foi encerrada oficialmente em 30 de maio. Agora, o acesso ao imunizante foi ampliado para toda a população.
A vacina disponibilizada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é do tipo trivalente, oferecendo proteção contra os vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B, responsáveis pela maioria dos casos de gripe registrados no país.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).
