Siga o Aratu ON no GoogleE veja as notícias do Brasil e da Bahia com destaque nas suas buscas.
Adicionar

Hospitais podem trocar dívidas por atendimento no SUS, anuncia governo

Governo federal explica proposta que permite hospitais privados trocarem dívidas por atendimento no SUS

Por Da redação.

O governo federal lançou nesta terça-feira (24) uma iniciativa que permite a hospitais privados e filantrópicos abaterem suas dívidas tributárias com a União em troca da oferta de atendimento especializado para o Sistema Único de Saúde (SUS). Mesmo unidades sem débitos podem participar, recebendo créditos tributários para serem descontados em impostos futuros.

Fachada De Hospital Privado Em Salvador

A medida, anunciada pelos ministros Alexandre Padilha (Saúde) e Fernando Haddad (Fazenda), visa principalmente a reduzir a longa fila de espera por consultas, exames e cirurgias no SUS. A ação faz parte do programa "Agora Tem Especialistas", relançado no mês passado.

Medida Foi Anunciada Pelos Ministros Alexandre Padilha (saúde) E Fernando Haddad (fazenda)

Os primeiros atendimentos sob esse novo modelo estão previstos para começar em agosto. As áreas consideradas prioritárias pelo governo são: oncologia, ginecologia, cardiologia, ortopedia, oftalmologia e otorrinolaringologia, abrangendo cerca de 1,3 mil tipos diferentes de cirurgias.

Para participar, as instituições interessadas deverão aderir ao programa de transação tributária no Ministério da Fazenda. O Ministério da Saúde será responsável por aprovar a oferta, demanda e distribuição dos serviços, além de controlar, avaliar a execução dos atendimentos e conceder o certificado para a obtenção do crédito tributário.

O teto anual para o abatimento de dívidas foi estimado em R$ 2 bilhões, enquanto o crédito tributário para descontos em impostos será limitado a R$ 750 milhões. Essa nova estratégia será formalizada por meio de uma portaria conjunta dos Ministérios da Fazenda e da Saúde, a ser publicada em breve no Diário Oficial da União (DOU).

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Tópicos relacionados

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.