Covid-19: recorte por raça é realizado por apenas oito estados brasileiros
Covid-19: recorte por raça é realizado por apenas oito estados brasileiros
Por Da redação.
Das 27 secretarias estaduais de Saúde, apenas oito realizam um recorte de raças nos dados de pessoas infectadas e mortas pelo novo coronavírus. Para especialistas, a informação é fundamental para que seja pensada uma política de saúde com equidade.
Levantamentos realizados pelo consórcio de veículos de imprensa, composto por G1, Estadão, O Globo, Extra, Folha e UOL, revelaram que Alagoas, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Rondônia adotaram a prática mesmo não sendo um campo de preenchimento obrigatório nos sistemas informatizados sobre a Covid-19.
O Ministério da Saúde informou que “estão sendo feito ajustes” para que o campo raça/cor seja obrigatório a partir desta semana.
“Se falta informação, é difícil planejar qualquer coisa. Aliás, planejamento estratégico é algo que falta desde o começo: tem que olhar os dados e construir algum tipo de política, mas está difícil. Mesmo testando pouco, chegamos a 1 milhão (de casos). E neste momento de relaxamento é quando deveríamos fazer ainda mais testes, e de forma integrada: se achar um caso em uma família, isolar e acompanhar estes outros contatos diretos, para quebrar a cadeia de transmissão. Isso não está sendo feito”, afirmou Diego Xavier, epidemiologista do Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict), da Fiocruz.
A pesquisa revelou ainda particularidades específicas em cada estado quanto a divulgação de suas informações dos boletins diários. Essas alterações podem ser referentes ao número de balanços diários divulgados, horários específicos de publicação e padronização quanto a informações dos contaminados.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).