Anvisa manda recolher panetones contaminados por fungos
A venda, distribuição e consumo dos panetones estão proibidos pela Anvisa em todo o país
Por Dinaldo dos Santos.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta terça-feira (6/1), o recolhimento de quatro produtos da D’Viez Indústria e Comércio de Chocolates Finos Ltda. após a identificação de fungos na superfície dos panetones, com validade até 27 de fevereiro de 2026. A informação foi publicada pelo Correio Braziliense.

Recolhimento de panetones
A venda, distribuição e consumo dos itens estão proibidos em todo o país. Segundo a Anvisa, o recolhimento foi informado pela própria fabricante após a constatação da contaminação. A medida busca prevenir riscos à saúde dos consumidores.

O recolhimento abrange os produtos do lote 251027:
- Mini Panetone com Gotas de Chocolate Trufado Tradicional — 140g
- Panetone Nossa Língua Trufado com Bombons “Formato de Língua de Gato” — 700g
- Panetone com Gotas de Chocolate Trufado Tradicional — 700g
- Panetone com Frutas Trufado Tradicional — 700g
A agência informou que a presença de fungos caracteriza não conformidade sanitária e justificou a proibição temporária dos produtos. Consumidores que possuam unidades dos lotes afetados devem suspender o consumo e procurar a empresa ou o ponto de venda para orientações sobre substituição ou reembolso.
Governo suspende marcas de café
No último mês de dezembro, os brasileiros conviveram com outra proibição de consumo de alimento, quando o café, bebida tradicional, teve algumas marcas consideradas impróprias ao consumo.
Segundo o Ministério, o recolhimento dos produtos aconteceu devido à análises laboratoriais que detectam a presença de matérias estranhas e impurezas, como pedras, areia, grãos ou sementes de outras espécies vegetais, galhos e cascas, acima do limite permitido, que é de 1%.
Além das quatro marcas retiradas, outras seis já haviam sido restritas pela Anvisa em 2025, sendo elas a Melissa, Pinto Preto, Oficial do Brasil, Café Câmara, Fellow Criativo (da Cafellow) e Vibe Coffee.
LEIA MAIS: VÍDEO: coreografia de Carnaval no aeroporto de Salvador viraliza nas redes
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).