Confira programação para Festa do Bom Jesus dos Navegantes em Salvador

Celebrações em homenagem ao Bom Jesus dos Navegantes e a Nossa Senhora da Boa Viagem incluem missas e procissões terrestre e marítima

Por Ananda Costa.

A tradicional Festa do Bom Jesus dos Navegantes será realizada em Salvador entre os dias 28 de dezembro e 1º de janeiro, reunindo fiéis em uma programação religiosa que marca a transição entre o fim de um ano e o início do outro.

Bom Jesus Dos Navegantes. Fotos: Sara Gomes / Arquidiocese de Salvador

Com o tema “Com o Bom Jesus dos Navegantes e a Mãe da Boa Viagem, sejamos construtores de paz, família unida e Igreja missionária”, a programação tem início com o tríduo preparatório neste domingo (28) e segue até o dia 30 de dezembro, sempre às 19h. Neste ano, em razão das obras de restauração da Igreja Matriz, as celebrações acontecerão no Santuário São José, localizado na Rua da Imperatriz, na Baixa do Bonfim.

O ponto alto da festa ocorre nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro. No último dia de 2025, às 9h, a Galeota Gratidão do Povo descerá ao mar. Às 14h, uma procissão terrestre conduzirá as imagens do Senhor Bom Jesus dos Navegantes e de Nossa Senhora da Boa Viagem do Santuário São José até a Praça da Boa Viagem, onde será celebrada a Missa de Embarque, às 15h30. A celebração será presidida pelo arcebispo de São Salvador da Bahia, cardeal Dom Sérgio da Rocha.

Após a missa, por volta das 16h, a imagem do Bom Jesus dos Navegantes seguirá em procissão marítima até a Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, no bairro do Comércio.

No dia solene, 1º de janeiro de 2026, Dom Sérgio da Rocha presidirá a missa das 8h na Basílica da Conceição da Praia. Em seguida, por volta das 10h, terá início a procissão terrestre em direção ao píer da Capitania dos Portos, onde ocorrerá um novo embarque da imagem na galeota. O trajeto marítimo passará pelo Porto da Barra, Cais do Porto e Ponta do Humaitá.

Enquanto isso, os fiéis que permanecerem na Praça da Boa Viagem participarão de uma celebração eucarística campal, às 10h30, em ação de graças pela realização da festa, pela saúde dos devotos e pelo início do novo ano, além de homenagens aos devotos falecidos.

Por volta das 12h, a imagem do Senhor Bom Jesus dos Navegantes chegará à Ponta do Humaitá, onde se encontrará novamente com a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem. As imagens seguirão, então, em procissão terrestre pelas ruas do bairro até o Largo da Boa Viagem, onde os festejos serão encerrados.

Fotos: Sara Gomes / Arquidiocese de Salvador

Aratu On Explica tudo sobre a tradição

Foto: Reprodução / Fábio Marconi

A festa de Bom Jesus dos Navegantes em Salvador é uma tradição católica realizada há 274 anos por devotos que aproveitam a virada de ano para agradecer pelo ano que passou e pedir bênção para as novas oportunidades que virão.

Mas, afinal, que celebração é essa? Por que a festa é comemorada no dia 1° de janeiro? De que forma começou essa tradição? O Aratu On Explica tudo sobre uma das maiores celebrações católicas de Salvador.

A história em Salvador iniciou em 31 de dezembro de 1750 pelos capitãs das embarcações que agradeciam pelo ano que passou e, no dia 1º do ano seguinte, pediam graças e bênçãos a Bom Jesus dos Navegantes. Até meados do século XIX, as procissões eram realizadas com a galeota que pertencia ao Capitão Antônio Cavalcanti Pompeu de Albuquerque.

LEIA MAIS: Bruno Reis afirma que shows internacionais ganham espaço em Salvador

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.