Zé Cocá defende integração entre educação e segurança na Bahia
Em entrevista ao Linha de Frente, Zé Cocá defende integração entre educação e segurança e afirma que as duas áreas precisam caminhar juntas
Por João Tramm.
O pré-candidato a vice-governador esteve no programa Linha de Frente, da TV Aratu. No papo, Zé Cocá defende integração entre educação e segurança como um dos principais caminhos para enfrentar a violência e melhorar os indicadores sociais na Bahia.
Ex-prefeito de Jequié, o nome do Partido Progessita tem uma longa trajetória na política, já tendo sido também deputado estadual e agora está como pré-candidato a vice-governador na chapa de ACM Neto. O nome foi anunciado para a disputa em março deste ano.
Segundo ele, a pretensão da oposição é de, caso assuma a gestão estadual, investir na primeira infância e fortalecer as forças policiais são medidas que devem fazer parte da mesma estratégia.

Ampliação de creches como estratégia: Zé Cocá defende integração entre educação e segurança
Ao comentar as propostas para a Bahia, o candidato acredita que a ampliação da oferta de creches e o fortalecimento da alfabetização desde a primeira infância são medidas que contribuem diretamente para a redução da violência.
Na avaliação do pré-candidato, o Estado e o governo federal deveriam participar do financiamento das creches, permitindo que mais crianças tenham acesso à educação nos primeiros anos de vida.
Ao falar sobre segurança pública, Zé Cocá defendeu maior valorização das forças policiais. Segundo ele, os profissionais precisam contar com respaldo institucional e melhores condições para desempenhar suas funções.
A chapa ACM Neto e Zé Cocá foi oficializada no último dia 22 de julho, durante a Convenção do partido realizada no Centro de Convenções.
Trejetória
Durante a entrevista, o ex-prefeito também relembrou sua trajetória administrativa em Lafaiete Coutinho e Jequié. Ao comentar sua gestão no município do sudoeste baiano, afirmou que encontrou a prefeitura com dificuldades financeiras e adotou medidas para reorganizar as contas públicas.
Zé Cocá disse que, após o ajuste fiscal, foi possível ampliar investimentos em infraestrutura, incluindo a pavimentação de ruas. O pré-candidato também destacou que foi reeleito com 92% dos votos válidos em Jequié, resultado que atribuiu ao trabalho desenvolvido durante sua administração.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).