Vereador de Lauro é afastado da Câmara após prisão por agressão à mulher
Almir Santos passa a comandar os trabalhos da Câmara municipal enquanto a situação do presidente afastado é definida pela Justiça
Por, Victor Hernandes e Liven Paula.
O vereador de Lauro de Freitas, João Raimundo Damacena dos Santos, conhecido como Juca, foi afastado do cargo de presidente da Câmara Municipal, nesta terça-feira (30). A informação foi divulgada pelo edil Almir Santos (REDE), que assumiu interinamente o cargo.

Almir tem 62 anos, foi o 1º vice-presidente da Câmara Municipal de Lauro de Freitas e presidiu a Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana. Ele está em seu segundo mandato como vereador. Eleito em 2020 pelo PL, atualmente é filiado à REDE.
Vereador de Lauro preso por denúncia de agressão a mulher é afastado de presidência na Câmara
O afastamento chega após Almir Santos convocar nesta terça uma reunião emergencial do colegiado para deliberação de medidas contra o presidente eleito da Casa, João Raimundo Damacena dos Santos (PSDB) conhecido como "Juca", preso na última sexta-feira (26), por suspeita de violência contra a mulher.
A convocação publicada no Diário Oficial do Legislativo (DOL) e a reunião será realizada nesta quarta-feira (01), às 10h, no Plenário da Câmara de Lauro de Freitas. Entre os assuntos previstos estão a deliberação sobre providências institucionais, administrativas e legislativas diante do impedimento do presidente da Câmara Municipal, além da análise de medidas para garantir a continuidade dos trabalhos legislativos e administrativos da Casa.
Relembre o caso
O vereador de Lauro de Freitas, João Raimundo Damacena dos Santos, conhecido como "Juca", foi preso na tarde de sexta-feira (26), após ser denunciado por agredir uma mulher.
Segundo informações da Polícia Militar, o vereador teria esganado a companheira, uma advogada, após o fim do relacionamento. O caso aconteceu dentro de um bar localizado no bairro da Pituba, em Salvador.
Ainda conforme a polícia, a mulher seria apontada como amante do edil. Durante a confusão, um juiz que estava no local teria presenciado a situação e acionado a PM.
Momentos depois, os policiais chegaram ao estabelecimento e conduziram o vereador até a viatura da PM. Em seguida, ele foi levado para a Casa da Mulher Brasileira. Juca foi candidato a vereador de Lauro De Freitas pelo PSDB nas Eleições 2024, aos 55 anos. Nascido em Salvador, ele é advogado com ensino superior completo. Naquele processo eleitoral, Juca se apresentou ao TSE como "casado".
Vereador de Lauro tem prisão mantida após audiência de custódia
A Justiça da Bahia manteve a prisão do presidente da Câmara Municipal de Lauro de Freitas, João Raimundo Damacena dos Santos (PSDB), conhecido como Juca, após audiência de custódia realizada neste domingo (28).
Depois da audiência de custódia, o judiciário baiano converteu a prisão em flagrante em prisão preventiva do edil. Ainda não há informações de qual unidade policial o vereador foi levado após audiência. Até então não há detalhes do episódio.

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).
