Jerônimo Rodrigues e Bruno Reis participam da COP30
Governador esteve na abertura do evento, enquanto prefeito chega hoje: Jerônimo Rodrigues e Bruno Reis participam da COP30
Por João Tramm.
Iniciada nesta segunda-feira (10), em Belém (PA), a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) conta com a presença das autoridades baianas. Jerônimo Rodrigues e Bruno Reis participam da COP30, inclusive com presença do petista já na abertura.
Durante os encontros, Jerônimo Rodrigues destacou a urgência de acelerar medidas de enfrentamento às mudanças climáticas. O prefeito Bruno Reis chega a Belém nesta terça-feira (11), quando assinará acordos voltados à descarbonização da economia.

Na abertura, o presidente Luiz Inácio Lula (PT) criticou o excesso de investimento em armas e a falta de apoio na questão climática.
Jerônimo Rodrigues e Bruno Reis participam da COP30
O governador Jerônimo Rodrigues lembrou que os efeitos de eventos extremos já são sentidos no país. “As consequências têm se intensificado. Esses fenômenos se tornam cada vez mais frequentes, e precisamos agir com maior celeridade para conter esse processo”, afirmou, citando episódios recentes, como o tornado que atingiu o Paraná e as chuvas intensas em Vitória da Conquista.
O chefe do Executivo estadual participa da COP30 junto aos demais governadores do Nordeste, por meio do Consórcio Nordeste, com foco em fortalecer ações conjuntas de sustentabilidade e combate à desertificação no semiárido. “Viemos discutir transição energética e direito ambiental, mas também fortalecer a pauta da Caatinga, que precisa ser reconhecida e protegida como bioma essencial do nosso país”, completou Jerônimo.
Além das ações estaduais, Salvador integra a programação oficial da COP30 coordenando dois painéis: um sobre Gestão de Resíduos Sólidos, nesta terça-feira (11), e outro sobre Grandes Eventos e Ação Climática, na sexta (14). A comitiva municipal também participa de debates internacionais sobre inovação e sustentabilidade urbana.
A comitiva da prefeitura ainda vai apresentar projetos da capital baiana, como os programas Recicla Capital e RODA, voltados à geração de empregos verdes e à redução das emissões de gases de efeito estufa.
A agenda da capital começou ainda nesta segunda (10), com a presença de representantes no painel “Oportunidades para Descarbonizar a Economia por meio da gestão adequada de resíduos - Créditos de carbono da Reciclagem” e na abertura do Pavilhão Belém+10.

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).