Eridan de Bonifácio é eleita prefeita de Ruy Barbosa
Em eleição tensa, Eridan de Bonifácio vence disputa em Ruy Barbosa
Por Da Redação.
Eridan de Bonifácio (MDB) foi eleita prefeita de Ruy Barbosa, cidade a 320 km de Salvador, neste domingo (6), com pouco mais de 9 mil votos, o que representou 51,51% dos votos apurados. A nova gestora municipal é esposa do ex-prefeito Bonifácio, que ficou inelegível nas eleições de 2024.
O candidato Dr. George (PSD), que também concorreu no pleito, obteve 8.718 votos, o equivalente a 48,49%. A eleição registrou um comparecimento de 79,16% do eleitorado, com 18.703 votantes. A abstenção foi de 20,84%, totalizando 4.925 eleitores(as) ausentes. Houve ainda 547 votos nulos e 178 votos em branco.
Ruy Barbosa tem cerca de 24 mil eleitores. A cidade realizou eleição suplementar seis meses após o pleito de 2024 ser indeferido por causa da inelegibilidade do candidato mais votado.
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) ainda fez balanço do processo eleitoral na cidade. "A Eleição Suplementar para a Prefeitura de Ruy Barbosa, realizada neste domingo, 6 de abril, transcorreu sem necessidade de substituição de urnas eletrônicas, até o enceramento da votação, às 17h. As únicas ocorrências registradas foram uma prisão em flagrante, na Escola Alice Teles de Menezes, por quebra do sigilo do voto, e, ao final do dia, duas pessoas foram conduzidas à delegacia da cidade, por descumprimento da Lei Seca", diz nota.
Quem é Eridan de Bonifácio
Eridan tem 69 anos e é natural de Lençóis, na Chapada Diamantina. Ela já havia se candidatado a prefeita, em 2020, mas perdeu a eleição. A nova gestora, que tem 69 anos, ocupava o cargo de vereadora. O vice de Eridan é o empresário Nildo.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).