Google Street View
O primeiro turno das eleições municipais acontece neste domingo (6/10), em todo o Brasil. Na Bahia, os resultados definitivos serão conhecidos em quase todas as cidades. Em quatro, no entanto, há possibilidade de segundo turno: Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e, a partir deste ano, Camaçari.
Diante deste cenário, no quadro “Corrida Eleitoral”, o Aratu On fará quatro reportagens delineando o panorama de cada uma destas cidades. Abaixo, você vai conhecer e realidade de Salvador.
DETALHES SOBRE SALVADOR
Seis candidatos concorrem à Prefeitura de Salvador nas eleições municipais de 2024. O atual prefeito, Bruno Reis (União Brasil), é apontado como o favorito à reeleição, contando com o apoio do ex-prefeito ACM Neto (União Brasil).
Em segundo lugar, apontado na maioria das pesquisas, aparece o vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior (MDB), que tem o apoio do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A chapa dele traz como candidata a vice a secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya Reis, indicada pelo PT.
Corre por fora o policial civil Kleber Rosa (PSOL), terceiro colocado nas pesquisas, inclusive na mais recente, divulgada pelo instituo Paraná Pesquisas, nesta terça-feira (1/10).
Completam a lista de candidatos o bacharel em Direito Victor Marinho (PSTU) e a presidente da Unidade Popular, Eslane Paixão (UP). Silvano Alves, do PCO, tentou registrar candidatura, mas teve o pedido indeferido pela Justiça Eleitoral por falta de documentação.
Outros nomes, como Robinson Almeida (PT), Olívia Santana (PCdoB) e Sargento Isidório (Avante), desistiram de suas pré-candidaturas para apoiar a chapa do MDB/PT.
BRUNO REIS (UNIÃO BRASIL)
– PDT
– PL
– Novo
– PSDB
– Republicanos
– PP
– Cidadania
– DC
– PRTB
– PRD
– União
– PND
ESLANE PAIXÃO (UNIDADE POPULAR)
GERALDO JÚNIOR (MDB)
– PT
– PSB
– PCdoB
– PV
– MDB
– Podemos
– PSD
– Avante
– Solidariedade
– Agir
GIOVANI DAMICO (PSTU)
Giovani Damico, 32 anos, é natural de Santa Cruz das Palmeiras (SP). Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), atua como professor de geografia da rede estadual. Militante do Partido Comunista Brasileiro (PCB) desde 2015, foi candidato a vereador em 2020 e também concorreu ao governo da Bahia no pleito de 2022. Agora, Giovani Damico será candidato a prefeito de Salvador nas eleições 2024 e conta com Cheyenne Ayalla, também militante do PCB, como candidata a vice-prefeita.
KLEBER ROSA (PSOL-REDE)
VICTOR MARINHO (PSTU)
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Bluesky. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).