AO VIVO Últimas Notícias
13/08/2019 10h54 | Atualizado em 13/08/2019 10h54

Seleção de rugby em cadeira de rodas busca medalha inédita no Parapan

Seleção de rugby em cadeira de rodas busca medalha inédita no Parapan

Seleção de rugby em cadeira de rodas busca medalha inédita no Parapan Foto: divulgação
Da Redação

Com o final dos Jogos Pan-americanos no último domingo (11), as atenções se voltam agora para os Parapan-americanos, que ocorrem entre 23 de agosto e 1º de setembro em Lima, no Peru. No evento, uma modalidade na qual o Brasil busca uma medalha inédita é o rugby em cadeira de rodas.

A modalidade estreou no programa do Parapan em 2015, em Toronto, oportunidade na qual o Brasil terminou na 4ª posição. Já em 2016, nos Jogos Olímpicos do Rio, a seleção brasileira ficou em 8º lugar.

Para os Jogos de Lima, a expectativa da equipe é de conseguir a primeira medalha nesse tipo de evento: ?Para o Parapan-americano, vamos tentar subir mais um pouco. Já temos a medalha de bronze no último Parapan da modalidade, que aconteceu em 2017. Agora vamos tentar buscar o ouro ou a prata. Acho que é a primeira vez que chegamos tão perto de subir num dos pontos mais altos do pódio?, afirma a técnica da seleção masculina, Ana Paula Ramkrapes.

Segundo o jogador José Higino, o Brasil encontra dois rivais muito fortes no caminho em busca da inédita medalha: ?A Colômbia, que já vencemos com autoridade e sabemos que podemos derrotar. E o Canadá, que já ficamos muito perto de ganhar. E queremos dar este passo a mais?.

Classificação para Tóquio

Outra meta da equipe brasileira em Lima é a busca pela classificação para os Jogos de Tóquio. ?Em Londres nem tínhamos chance, pois éramos muito novos ainda. Em 2016, no Rio, éramos país-sede, então tínhamos vaga. Agora temos chance de classificar para Tóquio. Isso pensando no Parapan-Americano, que dá uma vaga para o campeão, mas também dá duas vagas para o pré-olímpico. Então nossa preparação no momento é essa. Pensando em Tóquio, mas também querendo a medalha de prata agora em Lima?, diz Guilherme Camargo, atleta da seleção.

Dinâmica da disputa

A disputa do rugby em cadeira de rodas nos Jogos Parapan-Americanos de Lima será entre 23 e 27 de agosto. Na primeira fase, os seis participantes (Brasil, Colômbia, Canadá, Estados Unidos, Argentina e Chile) jogam entre si em turno único. As quatro equipes melhores colocadas avançam para as semifinais. E os vencedores das semifinais fazem a grande final.

LEIA MAIS: Mobilidade: Rui Costa vai apresentar projeto do VLT à Câmara de Salvador 

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.

Fonte: Agência Brasil