Saúde

Rodrigo Maia descarta estender calamidade e auxílio emergencial em 2021; "não existe a possibilidade"

Rodrigo Maia descarta estender calamidade e auxílio emergencial em 2021; "não existe a possibilidade"

Por Da Redação

Rodrigo Maia descarta estender calamidade e auxílio emergencial em 2021; "não existe a possibilidade"Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou na manhã deste sábado (17/10) durante evento virtual da XP Investimentos que não vai prorrogar o auxílio emergencial para além de 2020. Caso isso ocorra, segundo ele, fará o governo federal "pagar a conta com sua popularidade".


Além disso, Maia também falou que "não existe" a possibilidade de o estado de calamidade pública, inicialmente programado para se encerrar em dezembro deste ano, seja ampliado por mais três meses. O presidente da Câmara defendeu a manutenção do teto de gastos, limite para despesas do governo que leva em conta o orçamento do ano anterior mais a inflação do período.


"Qualquer caminho que use atalho, parece bom, você chega mais rápido, mas o brasileiro paga a conta", citou, acrescentando que isso se reflete na popularidade do presidente. "Quando aprovamos PEC da Guerra, contratamos o período para despesas extraordinárias. Isso está dado. A Câmara não vai votar a prorrogação do estado de calamidade, porque não vê necessidade", reforçou.


Questionado sobre a possibilidade de o Senado acolher a ideia de não cumprimento do teto de gastos, Maia afirmou que sua preocupação é "zero". "Os senadores têm experiência e têm cumprido seu papel", afirmou. "Sei que os parlamentares não vão aceitar mudanças no teto de gastos", acrescentou. Maia afirmou ainda que, "em tese, o teto vai explodir em 2021". No entanto, segundo ele, "existem despesas que podem ser alocadas".


LEIA MAIS: Ex-sargento do Exército acusado de homicídio é preso suspeito de integrar quadrilha de sequestradores em Salvador


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.