AO VIVO Últimas Notícias
04/05/2024 16h00 | Atualizado em 04/05/2024 16h06

Tradicional ‘Arraiá do Galinho’ completa 35 anos no Luan City Festival

O Luan City acontece neste domingo (5/5), na Arena Fonte Nova, com apresentações de Luan Santana, Simone Mendes, Nattan e Calcinha Preta

Tradicional 'Arraiá do Galinho' completa 35 anos no Luan City Festival Foto: Redes sociais / @ogalinho_oficial
Bruna Castelo Branco

Este ano, a festa junina mais esperada de Salvador, o Galinho, completa 35 anos em grande estilo: vão ser dois eventos, um em parceria com o evento Luan City Festival, neste domingo (5/5), e outro em junho, quando vão acontecer os tradicionais concursos de quadrilha da festa.

O Luan City acontece amanhã, na Arena Fonte Nova, na capital baiana, com apresentações de Luan Santana, Simone Mendes, Nattan e Calcinha Preta, com ingressos que custam de R$ 60 a R$ 520. Os portões do estádio abrem às 14h, e o evento terá cobertura ao vivo da TV Aratu e do Aratu On.

Durante os intervalos dos shows, o apresentador do programa Universo, Alex Lopes, da TV Aratu, subirá ao palco com o Galinho com uma programação musical especial, que ainda é surpresa. Mas, ele adianta: “Está sendo montada toda uma estrutura regional. Vou levar muita cultura nordestina para o palco, certeza que vai ficar todo mundo impressionado “.

HISTÓRIA

Antes de se tornar um evento de grande estrutura, com vários espaços e atrações musicais, o “Arraiá do Galo” era exclusivamente um concurso de quadrilhas juninas de Salvador (1989).

Depois, grupos de outros estados do Nordeste e do Brasil passaram a participar. Foi na edição de 1991 que o primeiro campeonato nacional de quadrilhas promovido por uma emissora de televisão aconteceu. Foram mais de 100 inscritos e 32 grupos foram selecionados.

A produtora Celisa Felicidade, considerada a “mãe” do Galinho, foi a principal idealizadora do projeto. Dedicada à festa até o fim da vida, a produtora faleceu em 2016, após uma embolia pulmonar. No ano seguinte, para homenageá-la, o prêmio do concurso de quadrilhas passou a ser chamado de “Troféu Celisa Felicidade”.

Durante esses 35 anos de história, a festa mudou de nome duas vezes. Lá no comecinho, era o “Arraiá do Galo”. Depois, se tornou o “Arraiá do Galinho” e, hoje, é “Galinho”. Em 2021, devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, o evento foi totalmente virtual, no formato de live. Com o nome de “Galinho Dendicasa”, a edição foi um sucesso e contou com Tierry, Tayrone, Forró do Tico, Danniel Vieira e Solange Almeida, escolhida como madrinha do projeto.

Este ano, o evento será na Arena Fonte Nova, mas o Galinho já passou por diversos pontos da cidade: nas primeiras edições do concurso de quadrilhas, o evento acontecia no Ginásio Antônio Balbino (Balbininho). Depois, rodou por bairros como Pau Miúdo e Periperi. A Concha Acústica do Teatro Castro Alves; o Parque Costa Azul e a praça Wilson Lins, na Pituba; o estacionamento do Sesi Caminho de Areia, Parque da Cidade e também o Parque de Exposições também já sediaram a festa.

MOMENTO MARCANTE

Com 17 anos de “Arraiá do Galinho”, Alex Lopes conta que durante todo esse tempo, acompanhou todo o crescimento e amadurecimento do evento. Orgulhoso de todas as histórias que carregam estes 35 anos do tradicional galinho, o apresentador relembra o momento mais marcante que viveu ao longo das edições:

“A memória que mais me marcou foi o show de Marília Mendonça, quando ela fez uma homenagem a Cristiano Araújo. Aquele momento em que todo mundo apagou as luzes do palco e só ficou aquelas imagens dos celulares ligados para cima  e ela se emocionando no palco com as imagens do Cristiano Araújo que era o grande ídolo amigo dela, foi muito forte”.

LEIA MAIS: Luan tá On! TV Aratu e Aratu On transmitem o show do cantor no Galinho 2024

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).