AO VIVO Últimas Notícias
18/04/2024 18h34 | Atualizado em 18/04/2024 18h34

Jogo baiano ‘Odoyá’ valoriza ancestralidade africana e preservação ambiental

Personagem do game se chama Jana, menina de 10 anos acolhida por Iemanjá

Jogo baiano 'Odoyá' valoriza ancestralidade africana e preservação ambiental
Da Redação

A ancestralidade africana e a preservação ambiental são o foco do jogo baiano Odoyá, disponível na plataforma Steam. No game, os jogadores assumem o papel de Jana, uma menina de 10 anos que foi acolhida por Iemanjá, quando a ação dos homens provocou uma grande inundação e o fim da primeira humanidade.

Quando a humanidade ressurgiu e voltou a crescer, os homens esqueceram novamente da importância de respeitar as forças da natureza e Jana precisa cuidar do meio ambiente, salvar os animais e os próprios humanos dos desastres ambientais que provocam.

De acordo com Victor Cayres, roteirista do projeto, a ideia surgiu com Cristhyane Ribeiro, da Sinergia Games, que tem uma linha de jogos relacionados à cultura de matriz africana, com “uma perspectiva de possibilitar uma maior representatividade e fomentar a educação”. “Ela, Joe Santos e eu nos juntamos para desenvolver esse universo ficcional e reunimos nossas três empresas na coprodução do projeto”, conta.

Além do game, o projeto conta ainda com um curta-metragem homônimo, que já participou de alguns festivais. A obra, juntamente com o trailer do game, será exibida na oficina Narrativas Transmídia: Como Construir um Universo Ficcional, ministrada por Victor na programação do World Criativity Day 2024, no Cinema do Parque Shopping, em Lauro de Freitas. Inscrições neste link.

Ficha Técnica
Direção: Cristhyane Ribeiro e Victor Cayres
Argumento e Roteiro: Victor Cayres
Produção executiva: Victor Cayres
Direção de Arte: Joe Santos
Conceito visual ilustração e modelagem de cenários e personagens: Joe Santos
Diretor de animação: Leonardo Silva
Rigger: Flavio Castello
Gravação das vozes: Estúdio BASE e Estúdio JS
Supervisão de Som (dublagem): Eduardo Joffily Ayrosa
Técnico de Som: Daniel Suino
Trilha Original: Heitor Dantas e Marcos Santos
Ruído de sala e Mixagem: Heitor Dantas
Jana: Ariane Souza
Clione: Ariane Souza
Aduke: Rejane Maya
Serena: Clara Paixão
Soldado: Victor Cayres
Iemanjá: Maria Souza
Animação e pós-produção: Mantra Filmes
Animadores: Dandara de Oliveira, Willian Licarião, Fernanda Dattoli, Tiago Santos
Pós-produção e Efeitos Visuais: Lucas Ferraz
Produtora de Linha: Geisa Andrade

Universo transmídia criado por Cristhyane Ribeiro, Joe Santos e Victor Cayres a partir do jogo Lodô: a filha de Iemanjá, da Sinergia Games. Uma produção Unique Entretenimento Digital, Sinergia Games e Victor Cayres: Soluções Lúdicas e Narrativas Transmídia.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!