AO VIVO Últimas Notícias
19/04/2024 21h40 | Atualizado em 19/04/2024 21h16

Livro infantil que aborda Alzheimer com leveza é lançado em Salvador neste sábado (20)

Baseado em uma história real, a obra de estreia da jornalista feirense Alessandra Oliveira será lançada na semana do Livro Infantil e está à venda em 13 países

Livro infantil que aborda Alzheimer com leveza é lançado em Salvador neste sábado (20)
Da Redação

Num dia, ele não suportava comer batata. No outro, amassava e engolia como nunca. As transformações na vida de um pai com Alzheimer são o tema do livro infantil ‘O Homem Sério que Lembrou de Sorrir’, obra de estreia da jornalista baiana Alessandra Oliveira. O livro será lançado no próximo dia 20 (sábado), no Café Livraria Caramurê, durante a semana do Dia do Livro Infantil. A entrada é gratuita.

A programação inicia com autógrafos e é seguida de contação de história, roda de conversa com cuidadores de pessoas com Alzheimer e atividades lúdicas, como desenho e quebra-cabeça. Tudo isso com a vista para a Baía de Todos os Santos e o cardápio regional da Caramurê.

A obra retrata episódios da vida de um sujeito muito sério, conhecido pela cara fechada, que, de repente, passa a esquecer muitas coisas, como falar, dirigir e comer. O livro foi eleito na última convocatória do selo Asinhas, da editora internacional Ases da Literatura, e está à venda em 13 países. No Brasil, alcançou a 6ª posição de livros mais vendidos na Amazon na categoria ‘ficção infantojuvenil’.

A motivação para a escrita surge da vivência da própria autora com seu pai, diagnosticado quando ela tinha 14 anos e pouco conhecia sobre a doença. ‘O Homem Sério que Lembrou de Sorrir’ aborda temas como Alzheimer, envelhecimento e relações familiares, e promete encantar leitores de todas as idades.

“Compreendo a necessidade da promoção de uma comunicação verdadeira e clara sobre o mundo para as crianças. Elas são afetadas e sofrem com eventos externos assim como nós adultos e precisam de ferramentas que as ajudem a ler esse mundo, entendê-lo e, a partir daí, agir sobre ele, transformá-lo a seu modo único”, conta a escritora. “Especialmente para pessoas que convivem com pacientes com doenças graves ou crônicas, acredito que o livro é um acalanto para a dor que as perdas desses processos nos causam ao mostrar que a beleza das relações permanecem mesmo diante das dificuldades”, conclui.

DADOS SOBRE O ALZHEIMER

No Brasil, a prevalência da doença de Alzheimer é significativa: 55% das cerca de 1,7 milhão de pessoas com 60 anos ou mais com demência, segundo dados apresentados pela Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz) no 1º Big Data Abraz (2023). Estima-se, ainda, que até 2030 o número de brasileiros com 60 anos ou mais convivendo com demência chegará a 2,78 milhões e, até 2050 ultrapassará os 5,5 milhões.

SOBRE ALESSANDRA OLIVEIRA

Bacharel e mestre em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), atuou como repórter escrevendo para crianças e adultos em diferentes produtos do jornal A Tarde. Desde 2020, escreve relatos literários sobre o cotidiano para lidar com as emoções. Migrou da redação para o escritório em 2022, onde vem atuando como Sucesso do Cliente e gestora de projetos na Contribute Contabilidade e como auxiliar de gestão na Ábaco Cálculos Judiciais.

alessandra oliveira divulgacao

A EDITORA

Há 12 anos, a Ases da Literatura vem ajudando a divulgar novos autores da língua portuguesa no mercado literário de 13 países através de parques gráficos em todos os continentes. Já publicou cerca de 1.500 livros em sete selos diferentes, abrangendo diversos gêneros e públicos.

SERVIÇO

Lançamento do livro ‘O Homem Sério que Lembrou de Sorrir’
Quando: este sábado (20/4), a partir das 13h
Onde: Editora Caramurê – Av. da França, s/n, Doca 01, Comércio – Salvador
Quanto: evento gratuito

Programação:
13h – Chegada da autora
15h – Início da sessão de autógrafos
16h – Contação de história
16h30 – Roda de conversa com cuidadores
Durante todo o período: espaço para desenhos e jogos de quebra-cabeça

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!