AO VIVO Últimas Notícias
29/03/2024 06h39 | Atualizado em 29/03/2024 06h53

Vitória da Conquista tem maior número de casos e óbitos por dengue na Bahia

Frente ao cenário desafiador, em Vitória da Conquista, a Sesab continua reforçando a necessidade de que o município intensifique suas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti.

Vitória da Conquista tem maior número de casos e óbitos por dengue na Bahia Foto: reprodução/PMVC
Dinaldo Santos

Com 12.885 casos prováveis de Dengue e cinco óbitos, o município de Vitória da Conquista, na região sudoeste, continua liderando o ranking de registros da doença na Bahia. A cidade possui mais que o dobro do número de casos de Salvador (5.178) e quase quatro vezes mais o número de notificações de Feira de Santana (3.525).

Ao todo, na Bahia, já foram contabilizados 22 mortes pela doença. Foram confirmados pela Câmara Técnica Estadual de Análise de Óbito da Secretaria da Saúde do Estado nos municípios de Jacaraci (4), Vitória da Conquista (5), Piripá (3), Santo Antônio de Jesus (2), Barra do Choça (1), Caetité (1), Campo Formoso (1), Feira de Santana (1), Ibiassucê (1), Irecê (1), Juazeiro (1) e Santo Estêvão (1).

Frente ao cenário desafiador, em Vitória da Conquista, a Sesab continua reforçando a necessidade de que o município intensifique suas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, bem como amplie o horário de funcionamento dos postos de saúde, inclusive aos finais de semana e feriados,

De acordo com a diretora de Vigilância Epidemiológica do Estado, Márcia São Pedro, desde o ano passado, o estado tem trabalhado no auxílio do combate do Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue. “No ano passado Vitória da Conquista apresentou um grande número de notificações de Chikungunya, o que já era um alerta. Então decidimos, com base em critérios técnicos, realizar ciclos de UBV no ano passado. Em 2024, fizemos outro ciclo”, aponta a Diretora.

Outra questão que tem preocupado em relação à situação em Vitória da Conquista é o número insuficiente de Agentes de Combate às Endemias (ACE). De acordo com o último levantamento, apenas 60 profissionais estavam atuando em campo. “Os ACE desenvolvem atividades de responsabilidade do município. Uma das formas de combate do Aedes aegypti é fazendo a ação do agente a exemplo de visita casa a casa, identificando e fazendo o tratamento de criadouros”, afirma Márcia São Pedro.

*Com informações da Sesab

LEIA MAIS: Bahia é o 7° estado com a gasolina mais cara do Brasil; preço médio é de R$ 5,96

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira em seus grupos!