AO VIVO Últimas Notícias
25/04/2024 16h10 | Atualizado em 25/04/2024 16h10

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

Projeto de lei foi sancionado nesta quinta-feira (25/4) pelo presidente Lula

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência Foto: Rafa Neddermeyer / Agência Brasil
Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quinta-feira (25/4) o Projeto de Lei (PL) nº 2.221/2023, que prevê atendimento a mulheres vítimas de violência em ambiente privativo e individualizado nos serviços de saúde prestados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante a cerimônia de sanção, no Palácio do Planalto, em Brasília, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, disse que a pasta, agora, deve regulamentar a existência e o funcionamento das salas de acolhimento, com atendimento público específico e especializado com acompanhamento psicológico, para que a lei seja cumprida.

O Projeto de Lei nº 2.221/2023 foi aprovado pelo Senado no último dia 26 março e seguiu para sanção presidencial. O texto garante salas de acolhimento exclusivas para mulheres vítimas de violência nos serviços de saúde conveniados ou próprios do SUS.

À época, a relatora do projeto, senadora Jussara Lima (PSD-PI), apresentou parecer favorável no plenário, destacando a importância de acolher e atender mulheres vítimas de violência de forma adequada, com privacidade e proteção à sua integridade física.

*Com informações da Agência Senado*

LEIA MAIS: Bruno Reis diz que solicitou audiência com o ministro das Cidades para discutir projeto do túnel subterrâneo em Salvador

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos.