O ferry-boat Agenor Gordilho, uma das embarcações do sistema marítimo da capital baiana que faz a travessia Salvador-Mar Grande, foi afundado na manhã deste sábado (21/11), na Baía de Todos os Santos. A submersão teve início por volta das 12h22 e levou aproximadamente dois minutos.

A embarcação saiu do terminal de Bom Despacho, às 6h30 da manhã, e foi conduzida até o local do naufrágio controlado. O rebocador Vega também foi afundado. A iniciativa foi da Secretaria do Turismo do Estado da Bahia (Setur), com o objetivo de atrair os praticantes de turismo náutico ao local.

O ferry Agenor Gordilho começou a operar em 5 de dezembro de 1972, e fez a travessia Salvador-Mar Grande por quase cinco décadas. A embarcação teve a operação suspensa no final de 2017.

Esta é a primeira vez que uma embarcação do tipo é afundada de forma proposital e com finalidade turística, como destacou o secretário do Turismo do Estado, Fausto Franco. "Este é um grande marco, pois é a primeira vez na história do Brasil que há um afundamento de um ferry-boat desta magnitude. Nós temos a Baía de Todos-os-Santos, que é esse privilégio, com águas quentes o ano inteiro, dentro da cidade, e que não é explorado na sua intensidade. O turismo subaquático existe no mundo inteiro. Normalmente, as pessoas ficam mais dias na cidade que o de costume, gerando emprego e renda. Nós, que temos tantas diversidades e somos tão privilegiados, agora criamos um outro tentáculo, chancelando essa perspectiva de turismo subaquático", disse ele.

Ainda conforme a Setur, o naufrágio assistido de embarcações propicia a formação de recifes artificiais, que favorecem o habitat marinho e se convertem em atrativo para visitantes. A expectativa é de que a embarcação esteja repleta de vida marinha em 12 meses.

VEJA: 

 

*crédito dos vídeos à página @oquefazeremsalvador

LEIA MAIS: Rui Costa anuncia a construção do Hospital Cleriston Andrade 3, em Feira de Santana; veja projeto

Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003