Saúde

Estudo divulgado por universidade alemã diz que enxaguante bucal pode reduzir carga viral do coronavírus

Estudo divulgado por universidade alemã diz que enxaguante bucal pode reduzir carga viral do coronavírus

Por Da Redação

Estudo divulgado por universidade alemã diz que enxaguante bucal pode reduzir carga viral do coronavírusreprodução/Cedig

Um estudo divulgado pela Universidade Ruhr-Bochum, da Alemanha, mostra que certos enxaguantes bucais disponíveis no mercado são capazes de reduzir a carga viral do novo coronavírus. Os resultados da pesquisa foram publicados no dia 29 de julho, no Journal of Infectious Diseases, ou Jornal de Doenças Infecciosas, em tradução literal. 


De acordo com o artigo, as glândulas salivares são os principais locais de replicação e transmissão do vírus, e os antisépticos nasais e orais têm sido sugeridos para diminuir o número de partículas de vírus aerossolizadas (dispersão no ar de um material líquido ou solução) ativas das passagens nasais e da cavidade oral. Consequentemente, o risco de transmissão da Covid-19 é reduzido. 


O estudo testou oito tipos de enxaguantes bucais, com compostos ativos diferentes, que foram misturados com partículas virais durante 30 segundos, simulando o efeito do gargarejo. Depois disso, os pesquisadores aplicaram essa mistura às células do tipo Vero E6, que são receptivas ao novo coronavírus. O resultado foi a redução significativa da infecciosidade viral. 


O texto também deixa claro que os produtos não inibem a produção do vírus nas células, mas podem reduzir a carga viral a curto prazo. Para isso, o estudo destaca que é necessário fazer gargarejo por, pelo menos, 30 segundos. 


"Isso pode ser útil em certas situações, como no dentista ou durante o atendimento médico de pacientes com Covid-19", explicou Toni Meister, líder do grupo de pesquisa. Os cientistas querem testar se o efeito também pode ser detectado em pacientes e quanto tempo dura.


O artigo completo está disponível no site da instituição.

 


LEIA MAIS: Brasil registra mais de 52 mil novos casos em 24 horas; 3,1 milhões de pessoas foram contaminadas

 


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003. 


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.