A fase 5 do plano de retomada das atividades econômicas no Rio de Janeiro tem início neste sábado (1/8), com liberação do banho de mar e trabalho restrito de ambulantes nas praias. Os anúncios foram feitos nesta última sexta (31/7), por representantes da prefeitura da cidade.

Apesar da liberação ao mar, a permanência de banhistas na areia permanece proibida; a prefeitura ainda estuda demarcar a areia e possibilitar a reserva de espaços por um aplicativo de celular. Além disso, o horário de funcionamento de bares, restaurantes e lanchonetes foi ampliado das 23h para até 1h, e os shoppings retomam o funcionamento normal, das 10h às 22h.

Lojas de rua podem abrir às 9h aos finais de semana, com horário de fechamento liberado; de segunda à sexta, está mantido a abertura às 11h, com fechamento livre. Feiras de artes e artesanato estão liberadas, e também piscinas de condomínios (exceto para hidroginástica), e atividades de massagem, maquiagem e sauna. 

Escolas da rede particular estão autorizadas a retomar as atividades, de forma "voluntária". As escolas municipais cariocas, no entanto, ainda estão em avaliação, com a abertura apenas dos refeitórios.

 

LEIA MAIS: Brasil registra 1,2 mil mortes nas últimas 24 horas; total de óbitos passa de 92 mil
 

Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.