O Dicas da Saideira fechou o mês da Consciência Negra com uma rodada completa sobre gastronomia africana – comida de herança, memória, tradição, sabor e afetividade.

A rica culinária, muito presente nos cardápios baianos, é alimento no prato servido à mesa, mas também resistência, história, cultura e ancestralidade. Os temperos, ingredientes e sabores vieram na memória dos homens e mulheres que, trazidos à força de sua terra natal, propagaram também na arte de cozinhar, a história gastronômica das regiões de onde foram tirados. 

O prato tem sabor ancestral. Do leite de coco, da farinha, do dendê, do quiabo, do feijão, da mandioca, do inhame vêm aromas e potências; comida de raiz, que alimenta no que propõe, no que resgata e no que ensina.

Na herança africana, a comida está na ordem do sagrado: dela se nutre, se compartilha, se reconhece, se comunica.

E sua influência e referências para a culinária brasileira são tão significativas que o acarajé – o bolinho de feijão fradinho, também conhecido como “akara”, no continente africano – virou patrimônio histórico na capital da cozinha afro-brasileira, Salvador.

Para falar mais sobre a complexidade desses sabores, a diversidade de temperos e a verdadeira comida africana, o Dicas convidou, para a edição, Angélica Moreira, do “Ajeum da Diáspora”, e Jacqueline Bomfim, do Restaurante Escola SENAC Pelourinho – duas opções certeiras para você se deliciar quando o assunto é sabor e cultura.

Whats-App-Image-2019-12-02-at-13-18-31-1

A música da rodada ficou por conta do compositor baiano Dão Black, que levou uma mistura de ritmos africanos e brasileiros para os estúdios, com um repertório variado voltado aos arranjos de grandes sucessos já conhecidos pelo público. 

Se tem mais? Degustação ao vivo, com direito a abará, bate-papo descontraído na mesa de bar e Quizz da Saideira, com o humorista e historiador Matheus Buente, a criadora de conteúdo Nanai Costa e o ator Thiago Almasy.

Você pode acompanhar de perto todos os detalhes pelo @dicasdasaideira e assistir ao programa:

O próximo encontro é em plena sexta-feira 13, a partir das 17h, pelo Facebook do Aratu Online.
 

Serviço
AJEUM DA DIÁSPORA
Rua Amparo do Tororó, 157 
Sempre aos domingos (serve entradas + prato principal + sobremesa)
(71) 3561-7376

RESTAURANTE SENAC PELOURINHO
Buffet
Diariamente para almoço (fecha às 15h30)
(71) 3324-8101

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.