Geral

Soltura de tartarugas é suspensa pelo Projeto Tamar por causa de manchas de óleo em praias da Bahia

Soltura de tartarugas é suspensa pelo Projeto Tamar por causa de manchas de óleo em praias da Bahia

Por Da Redação

Soltura de tartarugas é suspensa pelo Projeto Tamar por causa de manchas de óleo em praias da Bahiadivulgação/Projeto Tamar

A soltura de tartarugas, tradicionalmente feita pelo Projeto Tamar, precisaram ser suspensas após manchas de óleo que surgiram nas praias da Bahia na última semana. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (7/10) por um engenheiro que integra o projeto.

De acordo com ele, a suspensão ocorre nas praias que pertencem aos municípios de Conde e Jandaíra. "A medida é desde quinta, quando identificamos uma grande quantidade de óleo. A gente não pode soltar porque não sabemos como está o comportamento do óleo do mar. Os filhotes são mais suscetíveis ao óleo. Se eles interagirem, eles morrem. Estamos adotando essa medida para que eles não morram. Não existe um prazo para voltar a soltar os animais. Para a gente começar a voltar com a rotina, precisamos esperar saber o que é, para começar a liberar", afirmou.

LEIA MAIS: Cafu é investigado por receber dinheiro do PCC; jogador diz que "não procede"

O engenheiro disse também que muitas tartarugas acabam passando pelas manchas de óleo para desovar, o que pode causar problemas. E, no caso dos filhotes, esse contato pode provocar a morte.

Ainda não há registro de mortes desses animais em função do óleo, mas a possibilidade não está descartada.

Já foram observadas quatro pontos de contaminação, sendo dois deles localizados na cidade de Jandaíra: os povoados de Mangue Seco e Coqueiro. Os outros são na localidade de Siribinha, no município de Conde, e na cidade de Esplanada.

Ainda não há detalhes sobre o tamanho da área afetada e nem de perda de espécies na região. A lista completa de municípios e praias atingidos está disponível no site do Ibama.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.