Projeto de lei que facilita o acesso de pessoas gordas a ônibus coletivos é aprovado em Salvador
Projeto de lei que facilita o acesso de pessoas gordas a ônibus coletivos é aprovado em Salvador
O projeto de lei que garante o acesso de pessoas gordas pela porta de desembarque dos ônibus coletivos na capital baiana foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal. O projeto Nº 303/2019 é de autoria do vereador Hélio Ferreira (PCdoB), e foi encaminhado para análise do prefeito ACM Neto. A expectativa é que ele acompanhe a decisão da Câmara.
Na prática, o acesso das pessoas gordas funcionará da seguinte forma: A pessoa gorda vai comunicar ao motorista a necessidade de embarque no coletivo pela porta de desembarque e se dirigir até a catraca para que o cobrador cobre e registre a passagem. Em caso de impossibilidade de deslocamento da pessoa, o cobrador é obrigado a ir até o assento para cobrar a passagem e fazer na sequência o registro da mesma. Isso poderá ser feito tanto com bilhetes eletrônicos (cartão de meia passagem estudantil, vale transporte eletrônico e entre outros), como através do pagamento em dinheiro. Além disso, a lei não limita número de pessoas nestas condições para acessarem os coletivos, desde que não exceda o número máximo permitido de passageiros por ônibus.
Autor do projeto, Hélio Ferreira falou com exclusividade para o blog Etiqueta GG, sobre a satisfação pela aprovação do projeto. ?Esta aprovação é uma vitória das pessoas gordas que precisam se deslocar livremente pela cidade de Salvador. Fiquei muito feliz que meus colegas entenderam a proposta e espero que o prefeito sancione o quanto antes?, disse. O vereador justificou no texto através deste novo projeto apresentado, que as mudanças na Lei de Acesso aos Transportes Coletivos de Salvador (Nº 7.2001/2007), ?propõem evitar a ocorrência de constrangimentos, traumas, além de garantir dignidade e respeito a pessoas gordas?.
O mesmo vereador realizou em parceria com o Movimento Vai Ter Gorda, no último dia (10/9), uma sessão na Câmara Municipal que premiou 20 pessoas que desenvolvem trabalhos significativos de combate a gordofobia.
LEIA MAIS: Câmara aprova Projeto de Lei que transforma táxis em Patrimônio Imaterial e Cultural de Salvador
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.