Prefeito do Rio de Janeiro alega 'conteúdo sexual' e manda recolher livro de heróis com temática LGBTQA+ da Bienal

Prefeito do Rio de Janeiro alega 'conteúdo sexual' e manda recolher livro de heróis com temática LGBTQA+ da Bienal

Por Da Redação.

Prefeito do Rio de Janeiro alega 'conteúdo sexual' e manda recolher livro de heróis com temática LGBTQA+ da Bienalimagem ilustrativa

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, envolveu-se em uma polêmica na noite desta última quinta-feira (5/9). Em vídeo divulgado em seu Twitter, Crivella "determinou" que os organizadores da Bienal Internacional do Livro do Rio recolham a obra "Vingadores, a cruzada das crianças", à venda nos pavilhões do Riocentro, onde o evento está sendo realizado.

O prefeito justificou que o livro da coleção Graphic Novels da Marvel traz "conteúdo sexual para menores" e que a iniciativa da prefeitura visa "proteger as crianças". No vídeo, o político diz que "livros assim precisam estar embalados em plástico preto, lacrado, e, do lado de fora, avisando o conteúdo". "Não é correto que elas tenham acesso precoce a assuntos que não estão de acordo com suas idades."

Na obra, escrita por Allan Heinberg e desenhada por Jim Cheung, dois dos Jovens Vingadores, Wiccano e Hulkling, são namorados. Em nota, a assessoria de imprensa da Bienal disse que os exemplares do livro não serão recolhidos porque o material não é impróprio e é comercializado desde 2016 em todo o mundo sem qualquer restrição. 

"A Bienal Internacional do Livro Rio, consagrada como o maior evento literário do país, dá voz a todos os públicos, sem distinção, como uma democracia deve ser. Este é um festival plural, onde todos são bem-vindos e estão representados. Inclusive, no próximo fim de semana, a Bienal do Livro terá três painéis para debater a literatura Trans e LGBTQA+. A direção do festival entende que, caso um visitante adquira uma obra que não o agrade, ele tem todo o direito de solicitar a troca do produto, como prevê o Código de Defesa do Consumidor."

Ainda segundo a assessoria, a organização da Bienal foi notificada pessoalmente pelo chefe da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) do Rio. A reportagem tentou contato por telefone com a secretaria, mas não obteve sucesso. A 19ª edição da Bienal do Rio começou em 30 de agosto e vai até o próximo domingo (8/9).

VÍDEO: 




LEIA MAIS: Uma pessoa morre e outra fica ferida em acidente com motocicleta e micro-ônibus em Pau da Lima

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.