Cultura

Polêmica: banda ÀTTØØXXÁ denuncia racismo e 'chuta' quadros escravagistas de decoração de hotel, em Belo Horizonte

Polêmica: banda ÀTTØØXXÁ denuncia racismo e 'chuta' quadros escravagistas de decoração de hotel, em Belo Horizonte

Por Da Redação

Polêmica: banda ÀTTØØXXÁ denuncia racismo e 'chuta' quadros escravagistas de decoração de hotel, em Belo Horizonte divulgação

O grupo baiano ÀTTØØXXÁ, que se apresentou na noite do último sábado (20/7) durante a Virada Cultural, em Belo Horizonte, se envolveu em uma polêmica no Hotel em que ficaram hospedados, no centro da capital mineira. Os integrantes retiraram quadros que faziam parte da decoração do hotel. Alguns chegaram a chutar as imagens, dizendo que remetiam diretamente ao período da escravidão.

Eles postaram um vídeo ao vivo no perfil da banda no Instagram reclamando da decoração. "Fica em cima das camas onde a galera dorme. A decoração do hotel é a escravidão. Para você ficar oprimido. Insulto a nossa raça", disseram os integrantes do grupo, se revezando no vídeo. Em um dos quadros que mostraram no vídeo, é possível ver uma  mulher negra levando um tapa na cara. Em outro, há negros carregando mulheres brancas. 

VÍDEO:




Em conversa com a reportagem da revista Marie Claire deste domingo (21/7), o cantor Raoni, um dos vocalistas da banda, lamentou o ocorrido. "Chegamos ontem à noite cansados, deitamos pra um cochilo e percebemos depois os quadros. Toda a equipe está dividida em cinco quartos e tinham em todos quadros que mostravam um período de escravidão, homens negros carregando uma mulher branca, um homem negro sendo chibatado", contou."Ligamos na recepção e não tinha gerente no momento, então tiramos os quadros dos quartos e pela manhã eles não estavam mais no corredor. Eram cinco ou seis quadros", disse. 

"Ficamos tristes com essa situação, em pleno século XXI ainda vemos este tipo de "decoração". Alguém que acha normal esses quadros num hotel, é provavelmente alguém que ainda aprova esses atos. Resolvemos gravar e mostrar para que as pessoas percebam o quanto ainda há preconceitos e racismo disfarçado", falou Raoni. A assessoria de imprensa da Virada Cultural disse que a escolha do hotel foi da própria banda e que, em momento nenhum, a prefeitura teria interferido na decisão.

LEIA MAIS: Após criticar governadores nordestinos, Bolsonaro diz que não há constrangimento em visitar a Bahia

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.