'Novas revelações mostram que condenação de Lula deve ser anulada', diz defesa
'Novas revelações mostram que condenação de Lula deve ser anulada', diz defesa
A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acredita que matérias publicadas no domingo (30/6) pela Folha de S.Paulo em parceria com o ?The Intercept Brasil? são suficientes para anular a condenação do petista.
Na série de matérias são revelados diálogos que mostram suposto esquema no qual o empresário Leo Pinheiro, ex-presidente da OAS Engenharia, teria mudado seu depoimento para incriminar Lula no caso do triplex do Guarujá.
?As novas revelações se somam a tantas outras que mostram a necessidade de ser anulado todo o processo e a condenação imposta a Lula, com o restabelecimento de sua liberdade plena?, afirmou Cristiano Zanin Martin, advogado que defende o ex-presidente, à revista Veja.
À revista, o advogado de Lula defendeu que em duas ocasiões ? 16/6/2016 e 14/4/2017 ? a defesa apresentou petição, chamada ?notícia de fato?, à Procuradoria Geral da República para que fossem devidamente apuradas informações divulgadas pela imprensa ?dando conhecimento de que Leo Pinheiro estaria sendo forçado a incluir artificialmente o nome do ex-presidente Lula em seu acordo de delação?.
O advogado afirma que tais procedimentos foram sumariamente arquivados após sua solicitação. Zanin ainda apontou reportagens da Folha e do Valor Econômico publicadas em 23/4/2017 que, segundo ele, mostravam que estava em curso uma negociação da Lava Jato com a versão que Pinheiro apresentaria.
A versão de Leo Pinheiro
O empreiteiro apresentou em abril de 2017, quase um ano após o início das investigações, uma versão que incriminou Lula.
Ele afirmou que a OAS reformou o triplex do Guarujá, versão que incriminou Lula. Em 2016, Pinheiro foi condenado na Lava Jato, recorrendo em liberdade, mas temia ser preso caso sua apelação fosse rejeitada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região.
?Acho que tem que prender o Léo Pinheiro. Eles falam pouco. Quer dizer, acho que tem que deixar o TRF prender. Me parece que não está valendo a pena?, afirma Januário Paludo, da Lava Jato, em uma das mensagens obtidas pelo ?Intercept Brasil? e publicadas pela ?Folha?.
LEIA MAIS: UFBA anuncia fechamento parcial e causa reação; "medida ridícula"