Missa solene e caminhada marcam homenagens à Bem-Aventurada Dulce dos Pobres no final de semana
Missa solene e caminhada marcam homenagens à Bem-Aventurada Dulce dos Pobres no final de semana
A programação da Festa em honra à Bem-Aventurada Dulce dos Pobres entra em sua etapa final nos próximos dias com grandes homenagens ao Anjo Bom. Celebração dedicada aos romeiros, caminhada e missa solene estão entre os eventos que integram a agenda festiva até o dia 13 de agosto, data oficial da festa litúrgica da freira baiana.
Com a Canonização de Irmã Dulce, cuja cerimônia será realizada no dia 13 de outubro, no Vaticano, a religiosa passará a ser chamada de Santa Dulce dos Pobres e terá como dia litúrgico o 13 de agosto.
Entre os momentos da programação está a Missa do Romeiro, que vai reunir centenas de devotos de diversas partes da Bahia neste sábado (10), às 9h, no Santuário da Bem-Aventurada (Avenida Dendezeiros do Bonfim).
Já no domingo (11/8), às 8h, acontece a Caminhada Irmã Dulce, com saída da Igreja do Senhor do Bonfim em direção à igreja da beata. Em sua terceira edição, a caminhada é promovida pelo Rotary Internacional / Distrito 4391 e está atrelada a uma importante ação em beneficio das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID): arrecadar recursos para a construção da sala da ressonância magnética da instituição, serviço que realiza exames de imagem em alta definição e será utilizado principalmente para o tratamento de pacientes oncológicos. Para colaborar com o projeto basta adquirir a camisa da caminhada (valor de R$ 10), à venda na Loja Irmã Dulce (Av. Dendezeiros do Bonfim, 161, Bonfim).
O ponto alto da agenda de homenagens a Irmã Dulce será a Missa Solene, no dia 13 (terça-feira), às 9h, no Santuário da religiosa, presidida pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger. Aguardada com bastante expectativa por milhares de devotos e admiradores da vida e obra de Irmã Dulce, a celebração vai contar também com as presenças do miraculado Maurício Moreira, da cantora Margareth Menezes e do músico Waldonys.
O 13 de agosto ? Por ocasião de sua Beatificação, ocorrida em maio de 2011, Irmã Dulce recebeu o título de Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, tendo o dia 13 de agosto como data oficial da celebração de sua festa litúrgica. O significado da data remete a 1933, quando a jovem Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes ingressou na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, no Convento de Nossa Senhora do Carmo, em São Cristóvão (Sergipe). Naquele mesmo ano, no dia 13 de agosto, com 19 anos de idade, ela recebeu o hábito e adotou, em homenagem à sua mãe, o nome de Irmã Dulce.