Após obra de requalificação, a prefeitura de Salvador devolveu aos moradores da Liberdade, na noite da última segunda-feira (22/4), a praça que fica no largo da localidade conhecida como Bairro Guarani.

O equipamento, devidamente remodelado, passou a se chamar Praça Canto do Canário. Na inauguração, entre as autoridades presentes, além do prefeito, ACM Neto (DEM), estava o seu correligionário, o deputado federal Igor Kannário, que viveu sua juventude no bairro da Liberdade.

Apesar de as grafias do nome da praça e do sobrenome utilizado pelo “pagodeiro parlamentar” não serem idênticas – Canário e Kannário –, o Aratu On quis saber se a nova identidade do espaço público, homenageia o famoso que se criou na comunidade.

Segundo informações da assessoria de comunicação da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), o batismo “faz uma alusão” a Igor Kannário. Porém, homenageia, também, um grupo de criadores de canários que costumavam frequentar a antiga praça do Bairro Guarani.

Para fazer entender a explicação, a assessoria da Desal, autarquia responsável pela obra de requalificação, relatou ao Aratu On, que há oito meses, quando o local passou pelo processo de cadastramento e avaliação da obra, havia muitos canários presos em gaiolas penduradas em diferentes suportes por aquele espaço.

Ainda de acordo com a Desal, inicialmente, os criadores das aves ofereceram resistência e não queriam deixar de expor os seus passarinhos naquela área, mas aí surgiu a intervenção do parlamentar, até então vereador da cidade, e um antigo frequentador da praça, que teria conseguido a compreensão e retirada dos “conterrâneos” em prol da construção de uma nova paisagem do local.

Nova Estrutura – Com um total de 432 m² de área construída e 180 m² de área verde, a Praça Canto do Canário está localizada no fim de linha e passa a proporcionar aos cidadãos um local mais confortável e agradável para encontros, lazer e recreação. Os recursos para requalificação do espaço foram fruto de emenda parlamentar.

A lista de atrativos e melhorias engloba espaço infantil com brinquedos, mesa para jogos, mesa para pingue-pongue, academias da saúde e musculação, pergolado, rampa de acessibilidade, piso intertravado, iluminação, paisagismo e nova comunicação visual. Todos os materiais foram produzidos pela própria fábrica da Desal, o que reduz em cerca de 50% o custo do município com a obra.

Na inauguração, o prefeito ressaltou que que o trabalho feito no Canto do Canário teve o mesmo capricho aplicado em áreas nobres de Salvador. “A gente sabe que a praça hoje tem vida, tem luz, tem espaço para as crianças e para os idosos e assim está sendo feito em todo o lugar”, disse

O gestor fez questão ainda de anunciar mais uma melhoria para a comunidade, a pedido dos moradores: a realização do programa Iluminando Nosso Bairro na Liberdade. Para isso, já foi autorizada a instalação de nova iluminação em LED em três ruas nas imediações da Avenida Guarani.

LEIA MAIS: Bela Gil revela que os filhos decidirão se serão homem ou mulher: “isso não cabe a mim”