Geral

Homem descobre que dor no calcanhar era provocada por razão inusitada; descubra qual

Homem descobre que dor no calcanhar era provocada por razão inusitada; descubra qual

Por Da Redação

Homem descobre que dor no calcanhar era provocada por razão inusitada; descubra qualVisual Diagnosis in Emergency Medicine

Um homem de 35 anos estava sentindo dor no calcanhar direito há dias. Ao ser analisado pelos médicos, ele foi diagnosticado com pili migrans, ou pelos migratórios, condição em que há a presença de um fio ou fragmento de cabelo móvel na camada mais superficial da pele.

O caso, reportado por Fred Bernardes Filho, dermatologista do Departamento de Clínica Médica na Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto, foi publicado no periódico The Journal of Emergency Medicine no dia 20 de junho.

LEIA MAIS: Câmara aprova redução da idade mínima de aposentadoria para policiais

LEIA MAIS: Mãe, pai e filho são presos em flagrante por tráfico de drogas em Gandu, na Bahia

De acordo com o médico, o caso é raro: há cerca de 20 deles relatados na literatura médica. Até para Filho, a descoberta foi uma surpresa. "Eu conhecia pili migrans apenas pela literatura. O caso que eu relatei foi o primeiro que eu vi", disse ao UOL.

O paciente se queixava de dor há 8 horas quando procurou pelos especialistas. "Ele não tinha história de trauma local. Após um exame físico cuidadoso e com auxílio de um dermatoscópio, aparelho com uma fonte de luz que amplia a imagem em 10 vezes, identifiquei um cabelo inserido no calcanhar", explica o médico.

"Após penetrar na planta do pé, a haste de cabelo pode migrar devido aos movimentos do pé (o simples caminhar) em um padrão de rastejamento semelhante ao bicho geográfico (larva migrans cutânea)", explica Filho.

Depois que o cabelo foi removido, o homem imediatamente sentiu alívio da dor, segundo o relatório. "Os médicos devem estar cientes dessa reação incomum de corpo estranho em pacientes com desconforto nas solas dos pés", concluíram os autores.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.