Terceiro lote da restituição do Imposto de Renda é pago; mais de R$ 5 bilhões são injetados na economia

Terceiro lote da restituição do Imposto de Renda é pago; mais de R$ 5 bilhões são injetados na economia

Por Da Redação.

Terceiro lote da restituição do Imposto de Renda é pago; mais de R$ 5 bilhões são injetados na economia Agência Brasil

A Receita Federal credita nesta sexta-feira (31/7) R$ 5,7 bilhões em restituições de Imposto de Renda para 3.985.007 contribuintes do terceiro lote. A consulta foi aberta na última sexta-feira (24/7).

Desse total, pouco mais de R$ 2 bi são para contribuintes que têm prioridade legal de recebimento, ou seja:  88.420 acima de 80 anos, 646.111 entre 60 e 79 anos, 47.170 com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 346.793 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Interessados podem consultar se teve a declaração liberada acessando a página da Receita Federal. Por meio do site, no portal e-CAC, é possível acessar o serviço Meu Imposto de Renda, desta forma verificar se possui inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Caso haja, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregulação, mediante a entrega de declaração retificadora.

O órgão dispõe, ainda, de aplicativo que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF. Além de consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se a pessoa física não fizer o resgate nesse prazo, deverá fazer requerimento por meio da internet, mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no Portal e-CAC, no serviço Meu Imposto de Renda.

Se o valor não for creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança em qualquer banco.

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