Geral

Salvador, Vitória da Conquista e Feira de Santana estão entre as 50 cidades mais violentas do mundo

Salvador, Vitória da Conquista e Feira de Santana estão entre as 50 cidades mais violentas do mundo

Por Da Redação

Salvador, Vitória da Conquista e Feira de Santana estão entre as 50 cidades mais violentas do mundoReprodução

Segundo ranking divulgado no início deste mês pela organização de sociedade civil mexicana Segurança, Justiça e Paz, o Brasil é o país com o maior número de cidades entre as 50 áreas urbanas mais violentas do mundo. O levantamento é feito anualmente com base em taxas de homicídios por 100 mil habitantes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera uma taxa acima de 10 homicídios por 100 mil habitantes, como característica de violência epidêmica.


De acordo com a BBC Brasil, são 17 cidades brasileiras com mais de 300 mil habitantes listadas no ranking. No topo da lista geral, está a cidade mexicana de Los Cabos (com 111,33 homicídios por 100 mil habitantes em 2017) e pela capital venezuelana, Caracas (111,19). A capital do Rio Grande do Norte, Natal, aparece em 4º, com 102,56 homicídios por 100 mil habitantes.


LEIA MAIS: Altos índices da violência preocupam igreja e inspiram Campanha da Fraternidade


BAHIA


Da lista de 50 cidades mais violentas do mundo, três cidades baianas aparecem no ranking. A capital, Salvador, configura em 25º lugar, com 51,58 mortes por cada mil habitantes; Feira de Santana em 19º, com 58,81, e Vitória da Conquista em 11º, com taxa de 70,26 mortes. O ranking também mostra que a América Latina é o continente mais violento do mundo, com 42 cidades listadas. O cálculo do total de assassinatos é dividido pelo tamanho da população.


Estudiosos apontam que o Brasil não investiga seus homicídios, e mais de 90% deles ficam impunes. Fenômenos como disputas de facções criminosas, avanço do tráfico de drogas e crescimento urbano sem a oferta de serviços de segurança eficazes, são alguns dos motivos apontados para o avanço da violência. Na lista, não foram considerados países em zona de guerra.


BRASIL


As outras cidades brasileiras que aparecem no levantamento são: Fortaleza (CE), Belém (PA), Maceió (AL), Aracaju (SE), Recife (PE), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Macapá (AP), Campos de Goycatazes (RJ), Campina Grande (PB), Teresina (PI) e Vitória (ES).


LEIA MAIS: VIOLÊNCIA: Número de latrocínios cresce 57,8% em sete anos no Brasil; Bahia tem alta de 1,4%



Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no facebook.com/aratuonline.



Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.