Novembro azul: Cerca de 75% dos casos de câncer de próstata no mundo ocorrem a partir dos 65 anos
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é a segunda maior causa de morte entre os homens. Por isso, existe um mês inteiro para abordar sobre o tema, além de incluir conversas sobre o tratamento de outras doenças que atingem esse gênero: o novembro azul.
A pesquisa do INCA ainda mostra que cerca de 75% dos casos desta doença no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. A idade é considera fator de risco para pessoas com 50 anos ou mais, mas o histórico familiar (parentes que já sofreram com esse cancer) podem aumentar o risco para a partir dos 40 anos.
Outro ponto importante é que o público masculino é o que menos vai ao médico, segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida. Cerca de 62% dos homens brasileiros visitam o médico apenas quando os sintomas de qualquer doença se tornam insuportáveis.
Em estágios iniciais o câncer de próstata não causa incômodo, mas em estágios avançados os sintomas aparecem, podendo ser alguns desses: fluxo urinário fraco ou interrompido; sangue na urina ou no sêmen; idas frequentes ao banheiro para urinar; vontade de urinar com frequência no período noturno; disfunção erétil; dormência em pés e pernas ou dor nas costas e partes dos membros inferiores do corpo.
Por isso, é importante um homem de maior idade esteja sempre ao lado de alguém que possa orientá-lo e auxiliá-lo para que o atendimento médico esteja sempre em dia. "Se a idade é considerada um risco para o surgimento do câncer de próstata, é recomendado que haja atenção a esta parcela da população que pode ser afetada pela doença". explica Rogério Silva, CEO do Cebrac (Centro Brasileiro de Cursos).
A identificação da doença pode ser detectada realizando dois tipos de exames: O Antígeno Prostático Específico (PSA), e, o mais conhecido, exame de toque, que não causa desconforto, a menos que haja tumor. O recomendado é que homens acima de 50 anos façam um desses exames uma vez por ano, pois existe a probabilidade de identificar 80% dos tumores.
DICAS
Confira dicas da Secretaria de Saúde do Paraná para evitar a doença:
Mantenha o peso corporal: Homens com excesso de peso corporal têm mais chance de desenvolver câncer de próstata, por isso é importante variar os nutrientes na alimentação. O ideal é consumir uma dieta com carboidratos complexos, proteínas e gorduras boas.
Pratique exercícios: Fazer exercícios físicos com frequência, no mínimo 30 minutos diariamente, ajuda a evitar diversas doenças, entre elas o câncer.
Não fume: O cigarro causa vários tipos de câncer, além do câncer de próstata, por isso não fumar previne uma série de problemas.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!