Contas de luz terão tarifa amarela em outubro; tarifa cai mais da metade

Contas de luz terão tarifa amarela em outubro; tarifa cai mais da metade

Por Da Redação.

Contas de luz terão tarifa amarela em outubro; tarifa cai mais da metadeImagem ilustrativa/reprodução/Coelba

A bandeira tarifária nas contas de energia será amarela durante o mês de outubro. Isso significa custo de R$ 1,50 para cada 100 quilowatts-hora consumidos. A queda de mais da metade da tarifa, divulgada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), valerá a partir desta terça-feira (1/10). 

De agosto a setembro, as contas de energia tiveram bandeira vermelha, no patamar 1, custando R$ 4 para cada 100 kWh consumido. O cálculo das bandeiras tarifárias leva em conta, principalmente, dois fatores: o risco hidrológico (GSF, na sigla em inglês) e o preço da energia (PLD). Segundo a Aneel, outubro é um mês seco e de transição entre a estação seca e o início do período úmido nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional (SIN), o que justifica a mudança.

A previsão para o mês indica elevação das vazões afluentes aos principais reservatórios de água. Para a Aneel, isso permite reduzir a oferta de energia suprida pelo parque termelétrico. Essa condição, melhor para a geração de energia, também resultou na redução dos custos relacionados ao risco hidrológico (GSF), mesmo com a perspectiva do preço da energia ficar em patamar estável.

As bandeiras, verde, amarela e vermelha (nos patamares 1 e 2), indicam se a tarifa custará mais ou menos, e mudam de acordo a s condições de geração de energia. A bandeira verde não tem cobrança extra. 

LEIA MAIS: Empresário morre após acidente de quadriciclo na Bahia e mulher fica ferida

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.