Geral

A Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia é a mais antiga da Bahia? O Aratu On explica para você

Uma curiosidade sobre a data é que, Tomé de Sousa era tão devoto, mas tão devoto, que ele trouxe a igreja de Portugal junto com ele, em um navio

Por Bruna Castelo Branco

A Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia é a mais antiga da Bahia? O Aratu On explica para vocêdivulgação

Dona de uma das festas religiosas mais famosas da Bahia, Nossa Senhora da Conceição da Praia, a padroeira do estado, foi a primeira santa a chegar à cidade, trazida de Portugal, pelo então governador Tomé de Sousa. Por isso, seguindo a tradição lusitana, o 8 de dezembro é todo dedicado a ela. Muita gente acredita que a Festa de Conceição da Praia é a celebração religiosa mais antiga da Bahia. Será? O Aratu On Explica para você!




Devoto de Nossa Senhora da Conceição da Praia, Tomé mandou que a igreja fosse construída no bairro do Comércio, onde está até hoje a primeira imagem da santa feita em madeira. O templo foi inaugurado em 1549. Mas quem vê a igreja de hoje, toda imponente, nem faz ideia de que, um dia, ela já foi uma casinha de taipa:


"Inicialmente, foi uma capelinha muito simples, de taipa, que algumas décadas depois, vai ser ampliada, especialmente no século XVIII, ganhando o templo atual. Então, é muito provável que, desde aquele período, na época da colônia, tivéssemos festas relacionadas à Nossa Senhora, comemoração essa que já era presente em outros lugares do mundo católico", explica o historiador Rafael Dantas, especialista na história da Bahia.


Outra curiosidade interessante sobre a data é que, Tomé de Sousa era tão devoto, mas tão devoto, que ele trouxe a igreja de Portugal junto com ele, em um navio. Pois é: o templo veio aos pedaços para ser montado aqui, na beira da praia.


No início do século XX, começou uma campanha para que a igreja se tornasse uma basílica. Basílica, na Roma antiga, não era só um espaço religioso, mas também um local em que aconteciam as festividades religiosas e pagãs, além de práticas de comércio e cerimônias públicas. Aqui em Salvador, a igreja foi transformada na Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, em 1946.


Porém, por mais antiga que a festa seja, não é possível afirmar, com 100% de convicção, que esta é a celebração religiosa mais antiga do estado. "Essa é uma possibilidade que acabou se consagrando com o passar do tempo. Ela, de fato, vai ganhar uma relevância maior no decorrer do século XIX e no século XX". Se do ponto de vista histórico não é possível cravar a informação, no universo popular e religioso, este passou a ser um ponto de concordância. 


Sendo a mais antiga ou não, a Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia formou a cidade de Salvador. "Tanto que ela é a padroeira única, não só da capital, como da Bahia", detalhou o historiador Yuri Azevedo. Em Lisboa, em Portugal, a tradição também é secular: por lá, segundo Yuri, a santa é celebrada desde o século XII. "Principalmente para comemorar o processo de reconquista, feita pelos ibéricos em relação aos mouros", conclui ele.


ORIGENS


A origem do nome Conceição vem de "concepción", por conta da crença de que Maria, mãe de Jesus, foi concebida de forma imaculada. Por isso, o nome Nossa Senhora da Imaculada Conceição - uma concepção sem "pecados".


O sincretismo marca a homenagem à Nossa Senhora da Conceição da Praia. Adorada pelos católicos e reverenciada pelos adeptos do candomblé, na religião de matriz africana a santa é Oxum, orixá das águas.


"E, lembrando sempre que o sincretismo, como a gente costuma dizer, foi uma das formas utilizadas na época da escravização, colônia e império, justamente para você poder fazer as associações de cultos ligados também ao universo afro-religioso, utilizando referências católicas, já que não era permitido você expressar a religião afro naquele contexto", ressalta Rafael Dantas.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.