Esporteshá mais de 7 anos. Fonte: Da redação

Paratleta Verônica Almeida fará desafio Mar Grande-Salvador

Creditos da foto:Natácia Guimarães/divulgação
Paratleta Verônica Almeida fará desafio Mar Grande-Salvador

Força, determinação e persistência são alguns dos principais adjetivos que movem a paratleta Verônica Almeida, que, aos 39 anos, se prepara para o maior desafio de sua trajetória. A baiana será a primeira nadadora paralímpica a realizar a travessia Mar Grande ? Salvador em nado borboleta, com o objetivo maior de entrar para o Guinness Book e para a história da prova e da natação mundial. Trata-se do ?Super Desafio CAIXA Loterias Mar Grande-Salvador com Verônica Almeida?, que será realizado na próxima segunda-feira, dia 12 de janeiro. A largada será às 5 horas da manhã, em Mar Grande e a expectativa é que Verônica chegue entre 10 e 12h na praia do Porto da Barra, completando entre 05 e 07h o trajeto de 12 km.

Além do seu objetivo principal, Verônica também visa difundir a importância da prática esportiva, especificamente a natação, como promoção da saúde e bem estar. Ela é formada em Educação Física pela Universidade Católica de Salvador, com pós-graduações em Ciência do Treinamento Neuromuscular pela Universidade Federal da Bahia e em Fisiologia do Exercício pela Universidade Gama Filho- RJ, atuando por mais de 10 anos como preparadora física. Verônica, que é atleta de alto rendimento, também usa seu exemplo para estimular as pessoas e ao longo desses sete anos de carreira, vem ministrando palestras motivacionais para estudantes, jovens e empresários. Ela vem contando a sua história de superação, de como fazer de uma dificuldade, uma solução. Já foram mais de 300 palestras ao longo do tempo, sendo 15 no ano passado e tendo na bagagem algumas internacionais no México, Paris e Colômbia. Em Salvador, Verônica contou sua história de vida e superação no TEDx Pelourinho.

Com essa prova, Verônica também pretende chamar a atenção da sociedade para as práticas esportivas paralímpicas, que têm crescido e se destacado nos últimos anos, mas ainda sofre com a falta de incentivo. Baiana, nascida em Salvador, iniciou seus treinos de natação ainda com cinco anos. Aos 30, tornou-se paratleta devido à manifestação de um distúrbio hereditário do tecido conjuntivo, a Síndrome de Elhers-Danlos, doença degenerativa e progressiva, ainda sem cura. Desde 2007, Verônica vem trazendo medalhas e levando a bandeira do Brasil para pódios em todo o mundo. Ao todo são 35 competições internacionais com 87 medalhas de ouro, 2 medalhas de prata e 10 de bronze, incluindo um bronze no Cubo D´água nas Olimpíadas de Pequim, em 2008 e a consagração como a Melhor Atleta de Natação de 2008 a 2012 pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. No Mundial da Colômbia, em novembro de 2013, ganhou cinco ouros, sendo considerada a nadadora mais rápida do mundo no nado peito. No ano passado, foram ao todo 30 medalhas de ouro em cinco competições internacionais (Colômbia, Califórnia, Argentina, Dinamarca e Holanda) e uma no Brasil (Circuito Brasileiro).

A prova

Segunda maior travessia em mar aberto do mundo, a ?Mar Grande ? Salvador?, prova de nado em águas abertas, completou 52 anos, e acontece na Baía de Todos os Santos, maior baía do Brasil, com profundidades que chegam a 40 metros no canal de passagem dos navios cargueiros. As correntes marítimas locais são constantes, podendo ser favoráveis ou não, dependendo da maré. Verônica Almeida, que tem resultados expressivos em seis anos de carreira, vem se dedicando com treinos intensos para este desafio. A travessia acontece na próxima segunda, dia 12 de janeiro e vai contar com um suporte de 3 barcos acompanhando a paratleta: ambulancha, equipe técnica e de produção de conteúdo audiovisual, já que um filme documentário está sendo produzido pela Benditas, contando a história de vida, a descoberta da doença, a superação e os preparativos para a realização do desafio. Na praia do Porto da Barra, onde a prova se encerra, uma ambulância ficará a postos durante todo o tempo da travessia. Alexandre Vieira, técnico da seleção Brasileira Paralimpica de Natação confirmou presença e estará no barco guia, acompanhando toda a travessia. O publico poderá acompanhar a chegada de Verônica na praia.

Serviço:

Super Desafio CAIXA Loterias Mar Grande-Salvador com Verônica Almeida

Travessia de 12 km de Mar Grande a Salvador ? Desafio de quebra de recorde para o Guinness Book

Segunda-feira, 12 de janeiro de 2014

Previsão de chegada: entre 10 e 12h no Porto da Barra

Não é um portal! É a vida ao vivo, em tempo real! O Aratu On é uma plataforma focada na produção de conteúdo audiovisual, que fala da Bahia e dos baianos para o Brasil e para o mundo. Aqui, a notícia é no tempo presente.

Fotos do Instagram

Salvador inicia, nesta terça-feira (16/8), a aplicação da 4ª dose contra a Covid-19 das pessoas a partir de 18 anos, que tomaram a 3ª dose até 18 de abril de 2022. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), mais de 112 mil pessoas entre 18 e 29 anos já poderão ser imunizadas.

Também iniciará a aplicação da 2ª dose da CoronaVac para crianças de 3 a 5 anos que iniciaram o esquema vacinal até o dia 20 de julho. A estratégia contempla ainda o “Liberou Geral” para aplicação da 1ª, 2ª e 3ª doses para indivíduos com 12 anos ou mais, independentemente de ser residente na capital baiana. O único requisito é ter o Cartão SUS vinculado a algum município do estado da Bahia.

Os cidadãos dos demais grupos que não estão incluídos na estratégia “Liberou Geral” devem residir em Salvador e ter o nome na lista do site da SMS, no endereço www.saude.salvador.ba.gov.br. Segue ainda a vacinação para crianças de 3 a 11 anos em instituições de ensino da capital baiana. Os postos funcionam das 8h às 16h.

#AratuOnNesta terça-feira (16/8), três capitais brasileiras vão receber a tecnologia 5G: Curitiba, Goiânia e Salvador, conforme publicou o Uol.. As três principais operadoras de atuação nacional - Claro, TIM e Vivo - vão ativar suas redes hoje, que vão proporcionar maior velocidade de conexão (capaz de baixar filmes em segundos) e baixa latência (tempo de resposta entre um comando feito e sua execução).

As três novas capitais se juntam a São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa, somando ao todo oito cidades habilitadas com a quinta geração de internet móvel. Ainda de acordo com a publicação, até o fim de setembro, todas as principais capitais devem ativar o 5G.

A data limite era agosto, mas devido ao atraso de equipamentos, a Anatel decidiu postergar. As próximas cidades a receber o 5G devem Rio de Janeiro, Palmas, Florianópolis e Vitória.

Ainda assim, grupo de estudo da agência considera atrasar ainda mais a estreia do 5G em cidades da região Norte e Nordeste por falta de equipamentos para limpeza de faixa.

A implementação em Curitiba, Goiânia e Salvador dependia de um sinal verde da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que avalia o avanço de cada cidade na instalação de filtros na faixa de 3,5 GHz — a "avenida do céu" por onde passa o sinal do 5G.

Um dos principais critérios para a Anatel liberar o 5G em um local tem relação com a limpeza dessa "estrada" para que o sinal do 5G não atrapalhe o funcionamento das TVs parabólicas. Calcula-se que 10 milhões de famílias no Brasil assistem televisão a partir desse sinal.

#AratuOn #5G“O uso do verbo enxergar aqui é meramente simbólico. A ideia é saber qual a sua capacidade e vontade de sentir o que está por trás da cena, por trás do discurso.

Quando um filho ‘chora sem motivo’, finge adoecer, faz o que costumam chamar de ‘birra’, tem manifestações violentas ou muito passivas ou reclama de maneira desproporcional, sempre, por trás de toda cena, de todo discurso, existe um algo a mais”.

Vem saber mais com o advogado e consultor parental Otávio Leal (@paivemca ) em #ColunistasOn - aratuon.com.br/colunistasonA CAIXA Cultural Salvador inaugura, na próxima quarta-feira (17/8), a exposição "O Universo da Mobgrafia", a primeira mostra do gênero na Bahia, assinada pelo fotógrafo baiano Roberto Faria, que explora a arte de fotografar utilizando aparelhos móveis.

As imagens que compõem a exposição foram produzias entre 2019 e 2022, e são recortes do cotidiano do fotógrafo, com um olhar focado numa linguagem clara e simples.

Na mostra, dentre outras, estarão expostas a “Fotografia do Cartaz”, imagem com a Baiana da Irmandade da Boa Morte. Essa obra foi vencedora da categoria Street, no Festival Nacional de Mobgrafia, e aceita na XXII Bienal de Arte Fotográfica em Cor, promovida pela Confederação Brasileira de Fotografia.

Para o fotógrafo, a inauguração da exposição "é uma emoção muito grande, principalmente por ser uma exposição individual, num dos templos da cultura e arte em Salvador".

Exposição "O Universo da Mobgrafia"
Onde: CAIXA Cultural Salvador, Rua Carlos Gomes, nº 57, Centro
Quando: 17 de agosto a 20 de novembro (de terça a domingo), das 9h às 18h
Quanto: Entrada gratuita
Classificação: Livre
Acesso para pessoas com deficiência

#AratuOn #FotografiaUm garotinho foi flagrado "dando um show", enquanto dançava ao lado do vocalista da banda Parangolé, Tony Salles. As imagens foram registradas pela produção do cantor, enquanto realizava um show na noite de sábado (13/8), no município de Itapebi, a 600 km de Salvador. 

Nas imagens, o pequeno, identificado como Jorge Lucas, é visto fazendo diversos movimentos do "pagodão baiano". Orientado por Tony, os dois divertem a plateia com seus movimentos, e o menino concentra diversos elogios. Conhecido na cidade, o perfil de Jorge no Instagram já acumula 14 mil seguidores, e milhares de curtidas. 

No "currículo", do pequeno dançarino, ele já dividiu o palco com grandes bandas da Bahia, como La Furia, Papazzoni e, agora ,o Parangolé. Com os vídeos iniciados em março de 2021, o perfil, que é administrado pelos pais do jovem, chama atenção pela facilidade com que ele executa os movimentos, e a velocidade do requebrado do garoto. 

#AratuOn #TonySallesApós sucessivas quedas, o ex-presidente Lula (PT) voltou a crescer e aumentou a diferença para Bolsonaro (PL). Segundo pesquisa BTG/Pactual divulgada nesta segunda-feira (15/8), o petista está com 45%, enquanto Bolsonaro marca os 34% das intenções de voto no primeiro turno. Agora, são 11 pontos de diferença.

Em terceiro lugar está Ciro Gomes (PDT), com 8% das intenções de voto. A candidata do MDB, Simone Tebet, vem na sequência, com 2% -- mesma margem de quem não soube responder.

Todos os demais candidatos não conseguiram expressão de votos, ficando em 0%. Os que optam por nenhum dos candidatos são 5% dos entrevistados, enquanto brancos ou nulos marcam o 1% na pesquisa estimulada -- quando o entrevistado recebe uma lista e aponta em qual dos candidatos tem a intenção de votar.

A diferença entre os dois principais candidatos aumentou, em uma elevação de votos para Lula. Último acompanhamento da BTG Pactual, divulgado em 8 de agosto, mostrou que o petista marcava 41% das intenções de voto. Bolsonaro, por sua vez, se manteve nos 34% - à época, uma diferença de 9 pontos percentuais.

Segundo o monitoramento, Lula continua liderança do eleitorado feminino (49%) e jovem (48% entre os que têm de 16 a 24 anos). Bolsonaro marca os 28% e 24% nos dois grupos, respectivamente. E lidera entre os evangélicos: 49% do grupo, enquanto Lula registra 30% dos votos.

Em um eventual segundo turno, Lula teria 53% dos votos e Bolsonaro 38%. 4% dos entrevistados responderam não votar nos dois candidatos e outros 4% disseram que anulariam os votos. 2% não souberam responder.

A pesquisa também questionou a certeza dos eleitores sobre os nomes citados. A maioria (75%) afirmou que a decisão está tomada e não vai mais mudar. Enquanto 22% dos entrevistados citou a possibilidade em mudança de voto.

#AratuOn #Bolsonaro #Lula"Vamos conversar um pouquinho hoje sobre escolhas de carreira? Para mim, foi um tanto complicado ser/responder à tal pergunta: o que você vai ser quando crescer?'

A minha resposta era imediata: professora! Meu pai gostaria que eu fosse engenheira. Minha mãe me imaginava médica. Preciso ser justa com ambos, afinal, nenhum dos dois me obrigou a fazer nada, porém, meu pai era taxativo. Eu não iria ser professora, ia morrer de fome, dizia que isso já acontecia com minha mãe e que eu iria fazer outra coisa. E aí me vi escolhendo Ciências Contábeis. 

[...] E lá estava eu, apaixonada por gente, sem nenhuma vocação nem paciência para ser contadora..."

Quer saber o final dessa história? Confira o artigo de Fabíola Matos, na íntegra, em aratuon.com.br/colunistason

#AratuOn #ColunistasOnFaltam 50 dias para as Eleições 2022, e a Justiça Eleitoral já começou a reforçar para o eleitor, principalmente para os que votam pela primeira vez, os procedimentos e também o que o eleitor pode ou não fazer no dia da votação.

Antes de tudo, o eleitor ou eleitora deve conferir onde fica a sua seção eleitoral, isto é, onde fica a urna em que deverá votar. O endereço pode ser consultado no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em seguida, antes de se dirigir ao local, o eleitor deve ter certeza de que leva consigo o título de eleitor – na versão digital pelo aplicativo e-Título ou em papel – e um documento oficial com foto – RG, CNH, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho ou, inclusive, carteiras emitidas por órgãos de classe como Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conselho Federal de Medicina (CFM), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), entre outros.

No dia da votação, o eleitor ou eleitora pode manifestar sua convicção política e ideológica, desde que isso seja feito de forma individual e silenciosa. Isso quer dizer que está liberado ir votar com broche, bandeira, adesivo ou camiseta do seu candidato ou partido. Não é permitido, contudo, a aglomeração de pessoas uniformizadas nem portando algum identificador de candidato ou partido.

Também é proibido abordar, aliciar ou tentar persuadir as pessoas que estiverem indo votar, alerta a Justiça Eleitoral. Tais atitudes podem configurar o crime de boca de urna, prática proibida pela legislação eleitoral e cuja pena pode ser de seis meses a um ano de detenção.

Outro alerta feito pela Justiça Eleitoral é para que a eleitora ou eleitor não leve celular nem câmera para a cabine de votação. Tirar fotos da urna e de votos não é permitido, pois é visto como uma maneira de quebrar o sigilo do voto, um dos princípios fundamentais do processo eleitoral.

Neste ano, há urnas que possuem legenda em libras, para auxiliar o voto de quem possui deficiência auditiva.

#AratuOn #EleiçõesRebeca Andrade e Caio Souza foram os grandes nomes do Campeonato Brasileiro de ginástica artística, que foi disputado neste final de semana em Lauro de Freitas (Bahia). A atleta do Flamengo foi a líder na soma dos dois dias do individual geral, 56.734 pontos na quinta-feira (11) e 58.100 no sábado (13) para um total de 114.834 pontos. Além disso, ela foi a melhor nas barras assimétricas, com 29.597 (14.600 + 14.967), e na trave, com 28.300 (13.867 + 14.433). Rebeca ganhou também a medalha de prata no solo com 27.800 (13.800 + 14.000).

Na disputa por equipes entre as mulheres, o Flamengo (com Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Lorrane Oliveira, Luísa Maia, Helen Carvalho e Larissa Oliveira) somou 331.500 nos dois dias de disputa e levou o ouro. A prata foi para o Cegin do Paraná, que somou 308.699 pontos, e o bronze para o Pinheiros de São Paulo, com 305.434.

#AratuOn
Ver Mais