PERDA: Artista plástico Sante Scaldaferri morre, aos 88 anos, em Salvador
PERDA: Artista plástico Sante Scaldaferri morre, aos 88 anos, em Salvador
Por Diego Adans.
O artista plástico baiano Sante Scaldaferri morreu aos 88 anos, na noite de ontem (15/5), de falência renal. Ele estava internado no Hospital Aliança para tratar um problema nos rins há poucos dias, segundo a família. O enterro será nesta segunda (16/5) às 17h, no Cemitério Campo Santo, na Federação.
Nascido em 1928, Sante se formou na Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Ele foi membro do júri do “I Salão do MAM-Bahia de Artes Plásticas” (1994); do “Salão Regional de Itaparica” (1997) e do “VIII Salão do MAM-Bahia de Artes Plásticas” (2001) e integrou o Conselho Estadual de Cultura da Bahia.
O artista é considerado um dos representantes dos pintores brasileiros contemporâneos, ao retratar o drama e a tragédia do sertão nordestino. O pintor foi homenageado recentemente no Circuito das Artes, entre 11 de abril e 10 de maio. O evento ocupou seis espaços de exposição em Salvador: Galerias Cañizares, ICBA, ACBEU, Aliança Francesa, Instituto Cervantes e Palacete das Artes.
A mostra referência da edição foi homenagem a Sante Scaldaferri, na Galeria do ICBA. O projeto tem coordenação geral de Eneida Sanches. A produção é de Fabiane Benetti e Tetê Ferrari.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).