Culturahá mais de 7 anos. Fonte: Site El Cabong

Conheça os últimos lançamentos musicais dos artistas baianos

Creditos da foto:divulgação
Conheça os últimos lançamentos musicais dos artistas baianos

Depois do surgimento da internet, está cada vez mais fácil de levar ao público produções musicais que antes ficava restrito a pequenos públicos. Várias artistas vem surgindo e fazendo sucesso na rede. Na Bahia não é diferente. Muitos artistas, muitos discos, EPs, músicas são lançados a cada mês por esses músicos.

Uma lista criada pelo site El Cabong apresenta alguns dos lançamentos que caíram na internet nas últimas semanas, entre músicas novas de Maglore, a volta da Malcom, discos novos de Tom Zé, Márcia Castro, disco de estreia da banda Sanitário Sexy, de Michele Abu, Fábio Haendel e Murilo Sá, os novos EP d?Os Nelsons, Clube de Patifes, o projeto Playgrude, entre outros.

Maglore ? Mantra (música)
Uma das boas novidades que pintou por estes dias na internet foi uma música inédita da Maglore. Mantra é resultado da participação do grupo no projeto ?Temos vagas? da rádio paulista 89 FM, que a banda venceu. O prêmio foi uma sessão de estúdio com Rafael Ramos, o cara por trás de nomes como Pitty, Cachorro Grande, Titãs, entre outros. A gravação acabou rendendo um convite de Rafael para banda passar a integrar o cast de sua gravadora, a Deckdisc (mais informações em breve).

Tom Zé ? Geração Y (música)
Vira Lata na Via Láctea (dsico) Outra novidade foi a primeira música do o novo disco de Tom Zé, ?Vira Lata na Via Láctea?. Primeiro saiu o single Geração Y que fala dos ?pós-humanos?, e em seguida foi disponibilizado o novo álbum completo, que consolida de vez a relação do baiano com artistas da nova geração, depois do bem sucedido trabalho em discos anteriores. O álbum conta com participações de Criolo, Tim Bernardes (O Terno), Trupe Chá de Boldo, Filarmônica de Pasárgada e Tatá Aeroplano e as canções falam justamente da Geração Y, a geração da internet.

Márcia Castro ? Das Coisas Que Surgem (disco)
Quem já liberou na internet o disco novo foi Márcia Castro, ?Das Coisas Que Surgem?. O terceiro álbum da cantora traz pela primeira vez um foco em composições feitas por ela mesmo em parceria com o poeta Arruda. Mas estão lá também algumas versões de músicas de Monsueto Menezes e Flora Mattos, Lucas Santtana e Gui Amabis, Arnaldo Antunes e Alice Ruiz, e Torquato Neto. O disco conta também com diversas participações especiais, desde o próprio Gui Amabis (produtor do disco), até Mayra Andrade, Dengue (Nação Zumbi), Jaques Morelenbaum e Thiago França (Metá Metá). O lançamento físico do álbum está marcado para novembro.

Michele Abu ? #1 (disco)
Outro disco disponibilizado na internet foi ?#1?, estreia solo de Michele Abu, outra baiana que mora em São Paulo. Percussionista e baterista, ela já tocou com meio mundo de gente, entre eles Ira!, Elza Soares, Lobão e Baby do Brasil. No disco ela assume o comando, cantando, compondo e tocando guitarra, mas também não deixa de lado bateria, bongô, cowbell, pandeirolas e até um mini moog. Com produção do também baianao Cássio Calazans, o trabalho traz 10 faixas, quase sempre com letras feministas e existencialistas, que trafegam entre ritmos afro-brasileiros, ska, surf music, funk, indie rock e psicodelia. Ela divide as autorias com nomes como Arnaldo Antunes, Kléber Albuquerque e Tito Bahiense. Entre os convidados estão Edgard Scandurra e Taciana Barros.

Sanitário Sexy ? Metáfora
De Juazeiro, a banda Sanitário Sexy também soltou seu primeiro disco cheio, ?Metáfora?, que traz seu rock, simples, cru, direto e com espírito juvenil, como tem que ser. O trabalho, lançado em parceria entre os selos Brechó Discos, BigBross Records e Caatinga Sattiva, está disponível para audição ou download pela internet, mas também terá uma versão prensada (que inclui a sugestiva capa sem a tarja preta). O trio é formado por Armando Rafael (Voz/Guitarra), Lucas Aquino (Baixo/Voz) e Victor Flores (Bateria/Voz) e o disco tem masterização de Chuck Hipolitho (Vespas Mandarinas).

Clube de Patifes ? Casa de Maribondo (EP)
Também do interior do estado, mas desta vez de Feira de Santana, o grupo Clube de Patifes, que já tem três discos lançados (sendo um acústico), solta um novo EP com três músicas e uma faixa bônus. Com produção de André T, ?Casa de Maribondo? reúne canções compostas nos últimos cinco anos pela banda e que vão estar no quarto álbum da banda. No EP, o grupo, agora um quinteto, mantém a sonoridade calcada no blues.

Os Nelsons ? #Gravidade (EP)
Outro EP disponibilizado foi o novo trabalho da banda Os Nelsons, originária de Paulo Afonso, mas hoje residindo em Salvador. O grupo já havia liberado um primeiro single, ?Gravidade?, e agora soltou um EP inteiro com 5 faixas.

Fabio Haendel ? Nuvens (disco)
Empunhando violão e gaita e soltando a voz, Fábio Haendel disponibilizou seu disco ?Nuvens?, que possui oito composições próprias que trafegam entre folk, pop e rock. Entre as parcerias nas músicas deste seu segundo disco estão nomes da literatura soteropolitana como Kátia Borges, Mariana Paiva e Nilson Galvão.

Os Jonsóns ? EPgrafia Completa (disco)
Eles já haviam lançado um primeiro single, mas resolveram liberar aos poucos as outras músicas do EP ?Fubenga Extra Vagante?. No final, tinham outros dois EPs e reuniram tudo num disco, que batizaram como ?EPgrafia Completa?. Prensaram um CDs, mas também disponibilizaram tudo na internet. É rock despretensioso e divertido.

A Dois Dará ? A Dois Dará (disco)
Um projeto que reúne músicos e cantores para registros de músicas inéditas compostas em parcerias. Esse é o A Dois Dará, que sob o comando de Eric Magalhães, soltou na internet seu primeiro álbum. São nove músicas feitas por seis compositores: Neila Kadhí, Camilo Aggio, Duda dos Anjos, Dimazz, Paulo Mutti e o próprio Eric. Ela são apresentadas por cinco cantores e 20 músicos, entre eles Neila Kadhí e Camilo Aggio soltando a voz e nomes como o gaitista Luiz Rocha, o baixista Fábio Gonçalves e o baterista Isaías Alves. O trabalho apresenta uma diversidade de ritmos, passeando por gêneros populares como samba, marchinha, pop e rock.

Murilo Sá & Grande Elenco ? Sentido Centro (disco)
Também residindo em São Paulo, o multi-instrumentista Murilo Sá já integrou bandas em Salvador na capital paulista ,mas resolveu encarar uma carreira solo. É fruto desse momento que ele liberou seu primeiro disco, ?Sentido Centro?, também lançado no formato físico. As 14 faixas, que soam como um rock psicodélico tropical, são de autoria do próprio Murilo, sendo uma delas em parceria com Heitor Dantas. O trabalho, que tem diversas participações especiais, está sendo lançado pelo selo gaúcho Selo Fonográfico 180.

Igor Gnomo ? Alquimia, Trilhos e Poesia (disco)
Natural de Paulo Afonso, o guitarrista Igor Gnomo apresenta seu segundo disco ?Alquimia, Trilhos e Poesia?, que mantém o que já vinha apresentando em seus trabalhos anteriores: música instrumental com fortes influências de jazz e rock misturados com sonoridades da música feita no Nordeste, como baião, samba de roda, chula e coco).

Ganhadeiras de Itapuã ? Festa na Aldeia (single)
O single é o pré-lançamento do primeiro disco do Grupo As Ganhadeiras de Itapuã, que acaba de ser lançado. Festa na Aldeia é uma composição de Amadeu Alves e Reginaldo Souza e conta com participação especial da cantora Margareth Menezes. A música é uma das 13 faixas do CD que está sendo lançado pelo selo Coaxo do Sapo, de Guilherme Arantes.

Malcom ? A Trilha do Cego (single)
Tem também anúncio de volta de pois de muito tempo. A banda Malcom está de volta depois de oito anos parada e sem novidades. O grupo reaparece com uma nova canção, A Trilha do Cego, lançada como single.

Peu Tanajura ? Partiu (single)
Quem também aparece com uma música nova é Peu Tanajura, que lança Partiu, composição realizada em homenagem a Dorival Caymmi.

Playgrude ? Playgrude (disco)
Para finalizar um projeto interessante voltado para o público infantil. Sob o comando de Marcela Bellas e Helson Hart, o Playgrude reúne vários artistas da nova cena musical baiana. O disco traz nove músicas inéditas com temática infantil interpretadas por nomes como Nana, Dão, Nancy Viegas, Bailinho de Quinta, Lívia Mattos, Taís Nader, além da própria Marcela Bellas com Soraia Drummond e Helson Hart .

Não é um portal! É a vida ao vivo, em tempo real! O Aratu On é uma plataforma focada na produção de conteúdo audiovisual, que fala da Bahia e dos baianos para o Brasil e para o mundo. Aqui, a notícia é no tempo presente.

Fotos do Instagram

Dinheiro compra felicidade? Existe quem diga que não, mas, no caso das garotas e garotos de programa, ele paga o prazer. Porém, para algumas pessoas, um ouvido atento parece ser mais gostoso do que sexo. Uma pesquisa revelou, nesta quinta-feira (11/8), que 50% dos pagantes pelos serviços eróticos buscam superar a solidão. 

Publicada pela empresa Viva Local - especialista em anúncios -, a pesquisa busca entender melhor por que as pessoas procuram os serviços de profissionais do sexo. Foram ouvidas mais de 7.500 pessoas, incluindo homens, mulheres ou casais que contratam e fornecem essas práticas. 

A solidão é o ponto central da pesquisa. De acordo com a estatística, 50% dos que contratam um serviço do gênero confirmam a redução no sentimento de solidão. Dentro dessa porcentagem, um grupo de 28% se sente menos solitário. Em seguida, 22% dos usuários afirmam que gostam do companheirismo. 

A pesquisa ainda trouxe outro número: 24% das pessoas relataram já ter contratado profissionais do sexo apenas para conversar e ter alguma companhia, sem atividade sexual envolvida. Do outro lado da moeda, 18% dos ouvidos pela Viva Local frisaram que já foram contratados apenas para conversar com os clientes, sem sexo. 

A Viva Local ainda ainda apontou que 99% dos entrevistados disseram acreditar que seus trabalhos/serviços ajudaram um cliente que estava sozinho. Outros 18% afirmaram que são contratadas(os) apenas como companhia.

A pandemia, momento característico pelo isolamento e solidão, também afetou no motivo das solicitações de programas. Mais de 57% relataram que experimentaram mais clientes buscando apenas companhia (sem sexo) desde o inicio da Covid-19.

#AratuOnHá pais que são mais aventureiros, outros mais conservadores, há aqueles que curtem uma praia e os que preferem ficar em casa. Mas todos têm algo em comum: eles amam passar um tempo de qualidade com seus filhos. Pensando nisso, o @belavistashopping, em Salvador, preparou uma experiência diferenciada para celebrar o Dia dos Pais com a ação “O pai tá off e vai ser top”. A campanha já está valendo e vai até o dia 14 de agosto, promovendo o resgate das brincadeiras antigas entre pais e filhos. 

Para ter acesso ao espaço, montado no corredor L2 Sul, basta apresentar uma nota fiscal de compras com o valor mínimo de R$ 50. Para mais informações, acesse: www.shoppingbelavista.com.br. Participe!

#DiaDosPais 
#PublicidadeEm um vídeo, registrado por câmeras de de segurança de uma farmácia, uma vaca é flagrada entrando no estabelecimento e caindo logo em seguida. O descanso do animal foi registrado no Oeste da Bahia, no município de Cristópolis, a 800 km de Salvador, no domingo (7/8). 

Nas imagens, uma atendente de farmácia aparece assustada, ao perceber que quem adentrava pela porta da loja não era cliente, nem humano. Por volta das 15h, o animal, de pelagem branca, se desgrudou do rebanho e se desequilibrou ao entrar na superfície lisa do estabelecimento. 

O vídeo ainda mostra que a responsável pelo local se afasta do animal e tenta conter os danos causados pela queda, que, ao todo, derrubou alguns medicamentos da prateleira. Segundo um jornal local, instantes depois, o dono do animal fez o resgate. Apesar do susto, ninguém ficou ferido. 

#AratuOnEm um podcast exibido no YouTube, o cantor Sidney Magal - conhecido também pela canção "O Meu Sangue Ferve por Você - contou uma história peculiar sobre uma fã que teve um orgasmo em sua perna. O caso veio a público na noite de quarta-feira (10/8) e chocou a internet, que repercutiu, incrédula.

Durante o "Inteligência Limitada", programa do apresentador Rogério Vilela, o cantor relatou que, após um show, enquanto recebia alguns fãs no camarim, uma delas teria se apresentado mais excitada do que o normal.

Após abrir a porta, o artista foi agarrado pela jovem, que se prendeu em suas pernas. "Me deu uma 'chave de coxa', enfiou as unhas nas minhas costas, se agarrou literalmente comigo e começou a fazer movimentos e gemidos, a revirar os olhinhos de verdade", relembrou o artista.

Ainda segundo Magal, ela teria feito sua perna de consolo na presença de sua esposa. "Minha mulher, que sempre foi espirituosa, virou e disse assim: 'deixa go*** que ela desfalece! É a única maneira de ela perder a força'. E foi exatamente o que aconteceu", afirmou.  Após o momento constrangedor, a jovem, aliviada, se retirou do camarim. 

Nas redes sociais, fãs do cantor se surpreenderam. Uma delas tentou contextualizar para os mais novos: "Quem não viveu a época: Sidney Magal era o nosso Elvis Presley", afirmou. "Eu era nova quando ele fazia sucesso, vendo hoje as imagens dele, seu corpo, a voz e outras características, deveria ser impossível não se excitar", ressaltou outra.

#AratuOn #SidneyMagalUm avião de pequeno porte teve que fazer um pouso de emergência no meio de uma rodovia na Califórnia, nos Estados Unidos. O flagrante mostra a aeronave se aproximando da estrada e, na sequência, se choca com caminhões.

Com o impacto, alguns veículos e o avião pegaram fogo, provocando uma enorme coluna de fumaça. Apesar da situação trágica, ninguém se feriu com gravidade. As causas do acidente são investigadas. 

#AratuOnO Governo da Bahia disponibilizou, nesta quarta-feira (10/8), um novo crédito do Bolsa Presença para as famílias dos estudantes da rede estadual de ensino em condições de vulnerabilidade socioeconômica e que estão cadastradas no CadÚnico, conforme calendário anual do programa. O crédito é de R$ 150 por família e acrescido de R$ 50 a partir do segundo estudante matriculado.

O programa tem como objetivo assegurar que os estudantes permaneçam na escola. A concessão do benefício está vinculada à assiduidade nas aulas ministradas pela unidade escolar em que o aluno está matriculado; à participação obrigatória dos alunos nas avaliações de aprendizagem promovidas pela unidade escolar, visando orientar o acompanhamento pedagógico; e à manutenção dos dados cadastrais atualizados na unidade escolar e de sua família no CadÚnico.

#AratuOnFoi aprovado pelo Senado Federal, nesta quarta-feira (10/8) um projeto de lei que prevê que o saldo não utilizado nas franquias de serviços de telefonia, internet e mensagens de texto podem ser acumulados para os meses seguintes. 

A PLS 431/2018 foi analisada e aprovada pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado. Caso não haja nenhum recurso para análise no plenário da Casa, o texto seguirá para análise da Câmara dos Deputados.

A proposta do senador Telmário Mota (Pros-RR) entraria na Lei Geral de Telecomunicações (Lei 9.472, de 1997). O relatório do senador Acir Gurgacz (PDT-RO) foi lido na reunião da CCT pelo senador Styvenson Valentim (Podemos-RN). 

“Quando o usuário extrapola o limite mensal contratado ele é obrigado a adquirir pacotes adicionais. Por outro lado, quando o consumidor não utiliza integralmente as quantidades contratadas, ele perde o direito de utilizar os saldos no futuro, o que não é justo”, diz o relatório de Gurgacz.

#AratuOnPráticas sustentáveis ligadas à consciência ambiental estão cada vez mais em voga entre os pecuaristas. Afinal, a preservação do meio ambiente é essencial para a continuidade do setor produtivo.

Nesse contexto, a incorporação de novas tecnologias e práticas na produção de proteína animal têm contribuído diretamente nos processos sociais, tendo em conta sua relação com o meio ambiente. A bola da vez entre entre os criadores é a reutilização, o reaproveitamento e a reciclagem. 

O engenheiro ambiental, Tiago Lima, responsável pela planta frigorífica da @boidouradopremium, no município de Muquém do São Francisco, ressalta que "a integração das informações ambientais das propriedades e posses rurais, através do Cadastro Ambiental Rural (CAR), colaborou diretamente na perspectiva".

De acordo com Lima, dentre as ações de sustentabilidade desenvolvidas pela Frijoa, vale destacar a Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), capaz de remover até 90% da carga poluidora de toda a planta frigorífica.

"Por nossa lagoa de tratamento de efluentes passa  toda água que desce da indústria: água de esgoto, de lavagem de boi, da sala de abate e que escorre pelo ralos da indústria. Estamos investindo também em um projeto de fertirrigação, em que todo esse esgoto tratado será reutilizado em um processo de irrigação controlado e monitorado por engenheiros altamente capacitados, evitando assim que este efluente líquido seja lançado em corpos hídricos, contaminando o solo e lençol freático".

Veja a matéria completa em www.aratuon.com.br

#AratuOn #Publicidade #BoiDouradoA prisão preventiva do policial penal Jorge José da Rocha Guaranho foi convertida pela Justiça do Paraná em prisão domiciliar com o auxílio de monitoramento por tornozeleira eletrônica por até 90 dias. A informação foi publicada pelo Uol. O equipamento foi instalado por volta das 21h45. Ontem (10/8) à tarde, ele teve alta do hospital Ministro Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu (PR).

A publicação ressalta, ainda, que pós deixar o leito hospitalar, ele seria transferido ao Complexo Médico Penal em Pinhais, na região metropolitana da capital Curitiba, onde ficaram os políticos detidos pela Operação Lava Jato. Mas a medida foi revogada após a unidade prisional informar não ter condições para receber o detento devido ao seu "grave quadro clínico".

O policial penal foi denunciado por homicídio qualificado pelo assassinato do guarda municipal Marcelo Arruda, morto a tiros quando comemorava o aniversário de 50 anos com uma festa temática do PT na noite de 9 de julho em Foz.

O Uol informou também que em decisão assinada, ontem (10/8) à tarde, o juiz Gustavo Germano Francisco Arguello, da 3ª Vara Criminal de Foz do Iguaçu, criticou a demora da unidade prisional para informar não ter condições para receber Guaranho.

"Não bastasse a absurda situação de se constatar a total incapacidade técnica do Estado em cumprir a ordem judicial que decretou a prisão preventiva do réu, tem-se a inacreditável omissão em comunicar tempestivamente a sua inaptidão", cita o magistrado, em um dos trechos da decisão.

#AratuOn
Ver Mais