Comissão solicita que prefeitura flexibilize horário de funcionamento de bares e restaurantes e os insira na 1ª fase
Comissão solicita que prefeitura flexibilize horário de funcionamento de bares e restaurantes e os insira na 1ª fase
Por Da Redação.
Após reunião por vídeoconferência com representantes do segmento de bares e restaurantes de Salvador, a Comissão Permanente de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Relações Internacionais da Câmara Municipal, presidida pelo vereador Claudio Tinoco (Democratas), decidiu solicitar a flexibilização do horário de funcionamento estabelecido às categorias pela Prefeitura de Salvador no protocolo de reabertura. O encontro foi realizado nesta quarta-feira (22/7).
A proposta da Comissão é incluir pelo menos dois períodos, de forma a atender às características diversas de estabelecimentos que abrem para almoço e aqueles que funcionam no período noturno. A Prefeitura de Salvador ainda não divulgou protocolo específico para a área.
Os representantes dos bares e restaurantes destacaram as dificuldades financeiras enfrentadas pelas empresas e trabalhadores por conta da pandemia. A situação de hotéis fechados, bares autorizados a abrir com delivery e drive thru, além do grande número de demitidos também foi abordada pelos convidados durante a reunião.
A categoria defendeu que os bares e restaurantes fossem incluídos ainda na primeira fase de reabertura do comércio, para minimizar o prejuízo do setor. Como resposta, a Comissão irá solicitar uma flexibilização de condicionante para a abertura da segunda fase: garantir a abertura com 70% da taxa de ocupação dos leitos de UTIs ou após 14 dias da abertura da primeira fase.
LEIA MAIS: EUA compra todas as vacinas contra Covid-19 que serão produzidas este ano por duas empresas
A reunião contou também com a presença do secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, e dos vereadores Luiz Carlos (Republicanos), José Trindade (PSB), Marcelle Moraes (Democratas) e Helio Ferreira (PCdoB).
Além dos representantes do Legislativo municipal, também participaram membros de entidades de bares e restaurantes que atuam em Salvador. Dentre eles estavam: Luiz Henrique Amaral, presidente executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-BA); Silvio Pessoa, presidente da Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação (FeBHA); além de Almir Pereira da Silva, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Apart-Hotéis, Residence-Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Cidade do Salvador (Sindihotéis).
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).