Corneteiro Lopes: o folclórico erro que pode ter ajudado na Independência da Bahia
Corneteiro Lopes: o folclórico erro que pode ter ajudado na Independência da Bahia
Batalha, povo, caboclo e cabocla. A história da Independência da Bahia passa por esses pontos - até heroicos -que você, certamente, conhece. Mas tudo isso talvez não fosse comemorado hoje por conta de uma ação desastrosa de um corneteiro que, ao errar o toque do seu instrumento, afugentou os estrangeiros das terras baianas. Parece fantasia, não é?
A situação mais folclórica (e quase nunca explicada) do Dois de Julho é a do Corneteiro Lopes. Conta-se que, já no final das batalhas, com todos os envolvidos cansados, o nosso personagem confundiu os portugueses com um simples (e sem querer) toque. Ao invés de seguir a ordem de seu comandante e mandar os baianos recuarem, ordenou que todos avançassem degolando os inimigos.
Fake News da história ou fato? Bom, essa não é uma unanimidade entre os historiadores que estudam o tema. Alguns sustentam que o Corneteiro Lopes existiu, mas outros dizem que o conto seria mirabolante demais. Outro argumento (e talvez o mais forte) diz que não existe alguma documentação que possa comprovar a existência do rapaz que teria sido o mais importante da data.
É o que explica o também historiador Rafael Dantas. "Isso causa uma certa polêmica. Existe até um documentário sobre Lopes, mas outros colegas valorizam a participação popular", reforça.
VEJA O CURTA:
Fake News ou não, "nunca mais o despotismo regerá nossas ações". Feliz 2 de Julho!
LEIA MAIS: Mãe e companheira de empresário 'Will', morto por 'Sheik',falam com exclusividade para o AN; assista
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003