Cidade

Incêndios domésticos têm crescimento de 14% em Salvador e na Região Metropolitana. Como evitar?

Os dados foram levantados pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMB). Comparado ao ano de 2021, houve um crescimento de 14% no número de casos. 

Por Flávia Alexandre

Incêndios domésticos têm crescimento de 14% em Salvador e na Região Metropolitana. Como evitar?  TV Aratu


Entre os meses de janeiro a outubro deste ano, foram registradas, aproximadamente, 381 ocorrências de incêndios que atingiram residências em Salvador e Região Metropolitana. Além disso, cerca de 113 casos ocorreram em estabelecimentos comerciais e depósitos. Os dados foram levantados pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBMB).


Comparado ao ano de 2021, houve um crescimento de 14% no número de casos. 


Nesta quarta-feira (16/11), uma casa localizada no bairro de Santa Mônica, na capital, pegou fogo. Não houve vítimas e o fogo conseguiu ser apagado por volta das 14h30. No dia 4 de novembro, o Hospital Aristides Maltez, no bairro de Brotas, também foi alvo de chamas, por conta de um problema no ar condicionado.


No dia 1 de novembro, um apartamento de luxo, na Avenida Contorno, pegou fogo na capital baiana. Este, infelizmente, deixou uma vítima. Um idoso de 78 anos, que morava no local, morreu dois dias após o caso.


Por fim, um apartamento do 10º andar, localizado no Horto Florestal, pegou fogo no início da manhã do dia 28 de outubro. Não havia ninguém no imóvel no momento em que as chamas apareceram. 


Barreto, tenente do Corpo de Bombeiros, falou sobre alguns cuidados que devem ser tomados no caso de um princípio de incêndio. "Primeiro: tem que manter a calma. Segundo: a gente não liga nada de energia. Aliás, desliga a energia geral da casa do prédio [...] Depois disso, desliga-se a transmissão de gás e abre todas as janelas", disse. 


No entanto, vale lembrar que estes procedimentos só devem ser executados se a proporção das chamas for baixa. Caso seja um incêndio de grandes proporções, a orientação é que o local seja deixado de forma imediata e que os bombeiros sejam acionados logo em seguida. 


"Tem que manter a calma e evacuar o espeço, fechando todas as portas para tentar selar o máximo possível, de modo a evitar a sua propagação. Se você possuir um alarme de incêndio, dispara ele, para que as outras pessoas também evacuem o edifício e liga imediatamente para o Corpo de Bombeiros Militar, através do número 193", concluiu. 


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.