Baianos com viagem marcada para São Paulo devem ser vacinados contra o sarampo, alerta Sesab
Baianos com viagem marcada para São Paulo devem ser vacinados contra o sarampo, alerta Sesab
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) faz um alerta aos baianos que irão para São Paulo nos próximos dias: para que sejam vacinados contra o sarampo, antes da viagem. A medida foca nos viajantes que nunca foram imunizados ou que tenham esquema vacinal incompleto, principalmente crianças.
O alerta deve-se ao fato de que o estado paulista concentra 99% dos casos confirmados da doença no Brasil. Conforme balanço divulgado nesta quarta-feira (4/9), pela Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, já foram registrados 2.982 casos, 21% a mais que a semana anterior.
Já quem retornou de São Paulo, ou destinos internacionais com risco aumentado para o sarampo, nos últimos 30 dias, devem procurar uma unidade de saúde para atendimento imediato caso apresentem sintomas como febre, manchas vermelhas pelo corpo acompanhados de tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite.
VACINAÇÃO
Para se vacinar, o cidadão deve se dirigir a um Posto ou unidade Básica de Saúde em sua cidade, portando a carteira de vacinação. Confira abaixo o esquema vacinal por idade, orientado pelo Ministério da Saúde, de acordo com o atual cenário epidemiológico.
De 6 a 11 meses - o bebê deve receber a dose zero da vacina Tríplice Viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba
Aos 12 meses - receber a 1ª dose de rotina da vacina Tríplice Viral
Aos 15 meses - receber a 2ª dose de rotina da vacina Tríplice Viral
1 a 29 anos - caso não tenha sido vacinado anteriormente, deve receber duas doses da vacina Tríplice Viral, com intervalo de 30 dias
30 a 49 anos - caso não tenha sido vacinado anteriormente, deve receber uma dose da vacina Tríplice Viral
LEIA MAIS: Reforma da previdência: texto-base é aprovado pela CCJ do Senado
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.