Billboard: Alexandre Pires é o único brasileiro entre os 100 maiores artistas latinos do séc. 21
O cantor Alexandre Pires, que ganhou o Brasil com a banda Só Pra Contrariar, ocupa a 81ª posição da lista
Por Juana Castro.
O cantor Alexandre Pires é o único brasileiro entre os 100 maiores artistas latinos do século 21, segundo lista da revista Billboard. Reconhecido pela trajetória consistente e pelo impacto da sua música nos mercados latino-americanos ao longo das últimas duas décadas, o mineiro ocupa a 81ª posição.
O ranking, divulgado pela Billboard Brasil, levou em conta dados de vendas, execuções e desempenho nas paradas Top Latin Albums e Hot Latin Songs, medindo a influência dos artistas entre os anos de 2000 e 2024. Entre nomes como Shakira, Bad Bunny, Daddy Yankee e Jennifer Lopez, a presença de Alexandre Pires reforça a representatividade da música brasileira em um cenário dominado por produções em língua espanhola.
Carreira internacional e influência de Alexandre Pires
Reconhecido por unir samba, pagode e romantismo, Alexandre Pires ganhou projeção internacional ainda nos anos 1990, quando liderava o grupo Só Pra Contrariar, popularmente chamado de "SPC". Com o sucesso da banda, tornou-se um dos principais nomes da música brasileira exportada para outros países da América Latina.
Em carreira solo, o cantor consolidou sua presença no mercado latino com discos gravados em espanhol. Canções como “Usted Se Me Llevó La Vida” e “Es Por Amor” abriram caminho para sua popularidade em países como México, Argentina e Estados Unidos, ampliando sua base de fãs e garantindo reconhecimento da crítica internacional.
Leia também: The Voice Brasil: conheça Mumuzinho, técnico da edição de 2025
Alexandre Pires e turnê de despedida do SPC
Em 2024, o grupo Só Pra Contrariar (SPC) realizou uma turnê de despedida, passando por cidades de todo o Brasil, incluindo Salvador. Na capital baiana, Alexandre Pires e banda reuniram mais de 10 mil pessoas em show na Arena Fonte Nova.
Mais Alexandre Pires em Salvador
Alexandre Pires já trouxe diferentes shows para Salvador. No início de 2022, junto com Seu Jorge, apresentou "Irmãos". No repertório - de mais de três horas -, clássicos nacionais do samba, pagode, pop e MPB, incluindo nomes como Tim Maia, Jorge Ben, Legião Urbana, Ana Carolina e, claro, os grandes hits das carreiras solo dos dois.
Ele também foi um dos convidados da edição do PaGGodin - projeto de Léo Santana - na capital da Bahia. O show aconteceu no Centro de Conveções, em setembro de 2024.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).