Mundo

'Cometa do Século' começa a ser visto em diferentes partes do Brasil

Segundo o Observatório Nacional (ON), o cometa será visível a olho nu

Por Da Redação

'Cometa do Século' começa a ser visto em diferentes partes do BrasilCréditos da foto: Pexels/Ilustrativa

O cometa C/2023 A3 Tsuchinshan-ATLAS, conhecido como o “cometa do século”, já pode ser visto em diferentes partes do Brasil. Até o fim de setembro, o cometa estava ofuscado pelo brilho do Sol. Mas, a partir desde esta segunda-feira (1/10), ele começou a ser visto ao amanhecer.


Segundo o Observatório Nacional (ON), o cometa será visível a olho nu. Para uma boa observação, é essencial escolher um local longe da poluição luminosa e direcionar o olhar para o horizonte leste, onde o Sol nasce, por volta das 4h30 da manhã. O uso de binóculos, câmeras ou telescópios podem facilitar a visualização do cometa.


Entre os dias 7 e 11 de outubro, o cometa voltará a se aproximar muito do Sol, o que irá dificultar a observação. Já no dia 13 de outubro, acontecerá a máxima aproximação do cometa à Terra. Ao todo, a distância será de 0,472764 Unidades Astronômicas, o que equivale a 70.724.459 quilômetros, deixando-o mais visível para os brasileiros.


Na segunda metade de outubro, o cometa poderá ser visto logo após o pôr do sol, no horizonte oeste, enquanto transita pelas constelações de Serpente e Ofiúco. A maior dificuldade será encontrar um local com o horizonte oeste desobstruído, uma vez que o cometa estará baixo no céu, a uma altura de até 30 graus.


O que são os cometas?


Os cometas são remanescentes da formação do sistema solar, compostos por poeira, rocha e diferentes tipos de gelo. Eles variam em tamanho, de alguns até dezenas de quilômetros de diâmetro. À medida que se aproximam do Sol, os cometas aquecem e liberam gases e poeira, formando suas "caudas brilhantes".


No caso do C/2023 A3 Tsuchinshan-ATLAS, o apelido "cometa do século" foi dado porque seu brilho é comparável ao do cometa Hale-Bopp, que atingiu magnitude semelhante em 1997. Ele foi um dos mais brilhantes registrados no século XX.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Bluesky.  Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.