Flamengo dispensa Isaquias Queiroz e encerra canoagem no clube
Dono de 5 medalhas olímpicas, baiano Isaquias Queiroz foi dispensado pelo Flamengo, que também encerrou atividades de canoagem no clube
Por Juana Castro.
O canoísta baiano Isaquias Queiroz não faz mais parte do quadro de atletas do Flamengo. A decisão foi tomada pela diretoria do clube, que optou por encerrar a modalidade canoagem em seu planejamento esportivo para este ano.
Medalhista nas três últimas edições dos Jogos Olímpicos - Rio-2016, Tóquio-2020 e Paris-2024 - Isaquias tinha o apoio do Rubro-Negro em competições nacionais. O contrato havia sido renovado em março para o ciclo olímpico até Los Angeles-2028.
+ Isaquias Queiroz concorre a troféu de Melhor Atleta do Ano

Em nota oficial, o Flamengo afirmou que a decisão faz parte de uma reavaliação estratégica. “Dentro de uma avaliação estratégica alinhada às premissas que norteiam o esporte olímpico do Flamengo, o clube encerra sua participação na modalidade canoagem. A decisão está em consonância com a filosofia rubro-negra de aliar excelência competitiva ao investimento contínuo na formação, no desenvolvimento de atletas e no fortalecimento das modalidades a partir de estruturas permanentes”, informou o clube.
À época da renovação, o diretor de esportes olímpicos do Flamengo, Marcus Vinicius Freire, chegou a afirmar que a permanência de Isaquias era uma prioridade. “Minha missão era renovar com todos os medalhistas de Paris. Jade, Rebeca, Lorraine e Flavinha (ginástica) renovaram. Rafaela Silva (judô) também. O único que não estava assinado era o Isaquias, e assinou ontem à noite. Então, os seis medalhistas de Paris estão renovados”, disse durante palestra na CBC & Clubes Expo.
+ Dieta de atleta: Isaquias Queiroz diz comer 7 cachorros-quentes no café da manhã
O Flamengo também justificou a decisão citando o fato de os atletas da modalidade não residirem nem treinarem no Rio de Janeiro. “Atualmente, tanto Isaquias Queiroz como Gabriel Assunção, Mateus dos Santos e Valdenice do Nascimento não residem nem realizam seus treinamentos no Rio de Janeiro. Esse contexto inviabiliza a consolidação de um trabalho estruturado de base e a formação de novos talentos, pilares fundamentais do projeto esportivo do Flamengo e parte essencial do seu DNA histórico”, afirmou o clube.

Além da canoagem, o Flamengo anunciou o encerramento da participação no pararemo. Com isso, os atletas Michel Pessanha, Gessyca Guerra, Diana Barcellos e Valdenir Junior também foram dispensados.
No comunicado, o clube destacou a trajetória de Isaquias com a camisa rubro-negra. “O Flamengo se orgulha de ter contado em sua equipe com Isaquias Queiroz, um dos maiores atletas da história do esporte olímpico brasileiro. Campeão olímpico, com cinco medalhas em Jogos, e referência mundial na canoagem, Isaquias vestiu o Manto Sagrado por cerca de sete anos nesta última passagem, encerrando seu ciclo no clube de forma marcante e deixando um legado de conquistas que nos orgulha”, diz a nota.
Veja abaixo:
Isaquias Queiroz e legado na canoagem
Natural de Ubaitaba, na Bahia, Isaquias Queiroz conquistou três medalhas nos Jogos do Rio-2016, tornando-se o primeiro atleta brasileiro a alcançar esse feito em uma única edição olímpica: prata no C1 1000m, bronze no C1 200m e outra prata no C2 1000m, ao lado de Erlon de Souza. Em Tóquio-2020, foi campeão olímpico no C1 1000m e, em Paris-2024, conquistou a prata na mesma prova.
+ Baiano Isaquias Queiroz brilha na Copa do Mundo de Canoagem Velocidade

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).