Rui Costa diz que Bahia aceitará qualquer ajuda: "sem precisar passar pela diplomacia brasileira"
Mais cedo, nesta quinta, o presidente Jair Bolsonaro (PL) falou que pode reavaliar a possibilidade de aceitar ajuda humanitária dos argentinos às vítimas das chuvas que atingem a Bahia.
A Bahia vai aceitar, "diretamente, sem precisar passar pela diplomacia brasileira, qualquer tipo de ajuda, neste momento". Isso foi o que afirmou o governador Rui Costa (PT), na tarde desta quinta-feira (30/12), após o Governo Federal ter negado, nessa quarta (30), ajuda humanitária oferecida pela Argentina. Ainda ontem, Rui disse que não ficaria de "braços cruzados".
Nas redes sociais, o gestor estadual escreveu:
"A Argentina ofereceu ajuda humanitária às cidades afetadas pelas chuvas na #Bahia, apesar da negativa do Governo Federal. Me dirijo a todos os países do mundo: a #Bahia aceitará diretamente, sem precisar passar pela diplomacia brasileira, qualquer tipo de ajuda neste momento.
Os baianos e brasileiros que moram aqui no estado precisam de todo tipo de ajuda. Estamos trabalhando muito, incansavelmente, para reconstruir as cidades e as casas destruídas, mas a soma de esforços acelera este processo, portanto é muito bem-vinda qualquer ajuda neste momento".
BOLSONARO
Mais cedo, nesta quinta, o presidente Jair Bolsonaro (PL) falou que pode reavaliar a possibilidade de aceitar ajuda humanitária dos argentinos às vítimas das chuvas que atingem a Bahia. O argumento para a recusa foi o de "recursos suficientes", alegando que as Forças Armadas e a Defesa Civil já realizam o trabalho oferecido pelo país vizinho.
“Por essa razão, a avaliação foi de que a ajuda argentina não seria necessária naquele momento, mas poderá ser acionada oportunamente, em caso de agravamento das condições. A resposta do Ministério das Relações Exteriores à Embaixada Argentina é clara a esse respeito”, explicou, através de publicação no Twitter.
O presidente ainda ressaltou que o Governo Federal “está aberto a ajuda e doações internacionais”.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.